Já dizia o escritor brasileiro Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. E na semana que se comemorou o Dia Nacional do Livro Infantil, dia 18 de abril, data que homenageia o próprio escritor nascido em 18 de abril de 1882, a EMEF “Raquiel Jane Miranda” inaugurou, a Sala de Leitura “Prof.ª Daiane Pereira Mendes”. 

A solenidade faz parte das ações em andamento do projeto “1ª Semana da Leitura”, Prefeitura de Pauliceia, através da Coordenadoria Municipal de Educação, que visa incentivar a prática da leitura no município e que contou com a presença do prefeito, Ermes da Silva e primeira-dama Patrícia Carvalho, presidente da Câmara Thiago Lima, vereadores professora Suzete e José Ademir e demais autoridades municipais. 

Na cerimônia realizada na própria unidade escolar, a diretora Rafaela agradeceu a todos pela presença e comentou que a escola estava em festa pela inauguração do espaço de leitura. A diretora agradeceu ainda a todos os professores e demais membros da equipe escolar pelo empenho em prol da educação.

A coordenadora municipal de Educação Marcela Neves parabenizou a todos os envolvidos pela inauguração da Sala de Leitura e destacou em seu pronunciamento que o espaço será mais um instrumento no incentivo à leitura junto às crianças, além, é claro uma linda homenagem à professora Daiane.  

Além da Sala de Leitura outras reformas e obras foram feitas para melhor atendimento aos alunos, pais e funcionários, como: nova entrada com portão maior e eletrônico para segurança dos alunos; nova sala da secretaria; nova sala da diretoria; nova sala dos professores (que funcionava no prédio adaptado longe das salas de aula); reforma de bebedouro; calhas; banheiros de professores e funcionários; reforma de parte da calçada e pintura na entrada.