Com o objetivo de valorizar os equipamentos de lazer das cidades da região, o Sesc Thermas de Presidente Prudente, por meio do projeto Sesc Verão, promove o ‘Circuito Regional de Caiaque’, uma vivência esportiva que tem como intuito fomentar a importância das práticas esportivas no dia a dia, com o técnico da equipe de paracanoagem de Londrina, Gelson Moreira Souza.

A atividade será realizada em parceria com as prefeituras. Na região de Dracena, Paulicéia e Panorama receberão o Circuito Regional de Caiaque. A participação é gratuita e conta com classificação etária de 10 anos.

Em Paulicéia, interessados poderão participar na terça-feira, 29, no balneário municipal, das 15h às 19h. O Sesc oferecerá os caiaques e os equipamentos de segurança (colete salva-vidas) e o professor de Paulicéia Bruno Neves também atuará na atividade.

Já na quarta-feira, 30, o Circuito Regional de Canoagem estará em Panorama, no balneário municipal de Panorama Frederico Platzeck, das 15h às 19h. Podem participar moradores a partir dos 10 anos.

Os municípios de Presidente Epitácio, Teodoro Sampaio e Presidente Prudente também receberão o circuito.

O monitor de esportes e técnico de programação do Sesc, Daniel Yonashiro, fala sobre a idealização do evento e em como o tema proposto pelo Sesc Verão deste ano foi desafiador ao sugerir às unidades paulistas melhorias nas relações sociais através dos esportes e das atividades físicas.

‘’Na ação regional, nós pesquisamos as características da nossa região e vimos que o rio, principalmente o Paraná, foi um grande ponto de encontro para a cultura de diversos lugares do país e até do mundo. Então, para valorizar os equipamentos de lazer das cidades, que ainda são pouco utilizados para práticas esportivas na água, pensamos na atividade do Caiaque’’, comenta.

‘’A expectativa de uma ação externa é sempre muito legal. É um momento que o Sesc tem a oportunidade de chegar em municípios que normalmente ele não consegue atender, então, é um contato mais próximo com comunidades mais distantes da nossa unidade operacional”, diz Daniel.

‘’A gente tem uma expectativa de público sempre muito positiva e a parceria com as cidades já está bem estabelecida, isso faz com que os Secretários se mobilizem para que tenhamos um público participativo’’, completa. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Sesc-SP e da Prefeitura de Paulicéia).

 

Balneário municipal de Panorama (Divulgação)

Fique por dentro da história do caiaque

 

Você sabia que o caiaque já era utilizado no século 16? Ainda que sua estrutura fosse rudimentar, composta por madeira e pele de animais, o caiaque era usado pelos esquimós para a pesca e transporte entre os dois pontos da costa. Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, o caiaque chegou à forma como é conhecido atualmente, uma estrutura forte e compacta, construída por resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, em sua maioria.

A canoagem, por sua vez, é um esporte praticado em caiaques, canoas e wave-skis, cujas embarcações permitem ao remador escolher seu próprio caminho, contando, sobretudo, com sua capacidade física.

Vale ressaltar que esse esporte pode ser dividido em duas grandes vertentes: a canoagem de lazer e a canoagem esportiva de competição. Atualmente a CBC (Confederação Brasileira de Canoagem) é o órgão oficial da canoagem esportiva brasileira, que organiza diversas atividades. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Sesc).