Antes de eliminar qualquer espécie de árvore, o morador de Panorama deve procurar a Casa da Agricultura e preencher formulário requerendo avaliação das condições da árvore para emissão da autorização de poda.

O tramite é a via mais segura e correta para se evitar denuncia e multa contra quem fizer a poda de árvores sem autorização da Prefeitura de Panorama e uma formar de zelar pela arborização urbana.

Caso haja descumprimento da lei municipal 293/13 de 16 de abril de 2013, a multa fixada é de R$ 190,80 (valor correspondente a um quinto do salário mínimo vigente no País) por árvore podada irregularmente. O dinheiro arrecadado com a autuação é destinado para o Fundo Municipal do Meio Ambiente e, posteriormente, usado em ações voltadas aos cuidados com a arborização urbana.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Simone Brene Barreto, disse que sendo autorizada a poda, após avaliação do técnico responsável, a pessoa deverá compensar a poda ou a retirada com plantio de uma outra árvore. O morador é responsável pela retirada e limpeza dos galhos do local.

A orientação dada pela secretária é sempre procurar um profissional habilitado para fazer a poda, uma vez que em determinados locais a árvore oferece risco de cair sobre residências ou fios de alta tensão.

SERVIÇO – A Casa da Agricultura funciona na avenida Rodion Podolsky, de segunda a sexta-feira, das 7h30 até as 11h30 e das 13h às 17h.