Público que acompanhou o lançamento das cervejas, na sede do Sincomércio em Adamantina (Facebook/Prenap Adamantina)

Foi apresentado à população da Nova Alta Paulista e a quem mais possa interessar, na semana que passou, um projeto inovador para o histórico do desenvolvimento regional. A professora doutora Izabel Castanha Gil, agente de Inovação/Agência Inova Paula Souza Professora da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente e UniFAI explica que trata-se de um esforço conjunto para agregação de valor a algumas matérias-primas produzidas nos municípios das microrregiões de Adamantina e de Dracena.

“Com perfil socioeconômico de forte base agropecuária, nessa área localizada no extremo oeste paulista se produzem frutas, cereais, mel, leite, carne e outros, comercializados in natura ou transformados em agroindústrias locais. Propõe-se o aproveitamento de milho não transgênico, maracujá, banana, urucum e outros, por meio de fermentação, de modo a transformá-los em cervejas artesanais. E para que todo o processo produtivo se complete na própria região, buscam-se ações empreendedoras alavancadas com recursos provenientes de um fundo captado junto a investidores que compartilham princípios como geração de trabalho e renda, inovação, conhecimento, sustentabilidade e cooperação”, explica a professora doutora.

A ideia foi apresentada na sede do Sincomércio de Adamantina, com a adesão inicial de várias pessoas. O primeiro passo é comprar fermentadores a serem instalados na cervejaria Heir Beer, localizada na cidade de Jaú, que já vem atuando como parceira do projeto. Em pouco tempo, segundo a professora Izabel, o empreendimento será transferido para Adamantina, onde já está em fase de instalação uma cervejaria artesanal pelo professor João Rafael Cini.

A professora Izabel ressalta que em busca de inovação, o mestre cervejeiro Natanael Moreira (de Jaú) desenvolveu uma bebida alcoólica à base de mel de cipó uva. “Essa planta é nativa da floresta tropical brasileira, sendo abundante nas matas ciliares do rio Aguapeí e do rio Paraná. A bebida alcoólica, que segue o mesmo processo da cerveja artesanal, abre caminho para receitas com outras matérias primas regionais. Com o mesmo mel ele desenvolveu um fermento, que está sendo usado para panificação”. O nutricionista Edson Mantovani está incrementando receitas exclusivas, com vistas aos mercados gourmets. Os dois produtos foram servidos (a bebida alcoólica e o pão do tipo australiano) e aprovados pelos investidores.

Os recursos serão geridos de acordo com regras implementadas pelos colaboradores e expostas pelo professor mestre Reinaldo de Oliveira Nochi da UniFAI e da FATEC Lins. Além dos fermentadores, os recursos custearão as necessidades complementares de cartonagem, rotulagem e marketing. Os rendimentos terão a finalidade também de fomentar microempreendimentos em curso por membros do projeto Talentos e Produtos da Nova Alta Paulista.

Cervejas artesanais lançadas com produtos produzidos na própria região (Facebook/Prenap Adamantina)