O Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” volta seu olhar aos bebês prematuros durante a Campanha Novembro Roxo, que visa orientar os familiares, a população e seus colaboradores sobre os cuidados com os recém-nascidos prematuros.

De 19 a 22 de novembro, a equipe da UTI neonatal da unidade, receberá um treinamento sobre o “Projeto Coala”, que instruí a quantidade de oxigênio a ser disponibilizada aos bebês. Já no dia 23, os prematuros, protagonistas dessa campanha, ganharão uma festinha em comemoração à data, que será realizada na Pediatria do hospital.

Encerrando o Novembro Roxo, do dia 26 ao dia 30, o projeto “Silêncio dentro e fora da incubadora” vai orientar os colaboradores da UTI neonatal e da clínica de Ginecologia e Obstetrícia (G.O.) sobre a importância da redução de ruídos causados pelo manuseio de materiais e conversas para auxiliar no tratamento dos pequenos.

Segundo o pediatra neonatalogista do HR e coordenador da campanha, Dr. Murilo Moretti, no mundo, a cada 10 bebês, um nasce prematuro e isso pode causar repercussões e sequelas para o resto da vida, além dos gastos com saúde. “O objetivo do Novembro Roxo é chamar a atenção da sociedade quanto as causas da prematuridade no recém-nascidos e trazer a tona a discussão sobre esse tema tão importante”, afirma Moretti.

A programação da campanha teve início no dia 13 de novembro, no anfiteatro do HR, com um simpósio sobre o “Método Canguru”, onde as mamães conseguem ter uma aproximação com seus filhos. Nele, o bebê é colocado num avental em posição vertical e em contato pele a pele com a mãe ou o pai, seus vínculos aumentam, semelhante ao que ocorre com os cangurus. Além de todo o carinho que acompanha o gesto, ele diminui a ansiedade da mãe, estabelecendo um maior apego e acelerando o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

 

Cronograma da Campanha Novembro Roxo

– De 19 a 22/11 – Treinamento com a equipe da UTI Neonatal sobre o “Projeto COALA”

– Dia 23/11, às 15:00h – Festinha com os prematuros na pediatria

– De 26 a 30/11 – Projeto “Silêncio dentro e fora da incubadora” (Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde)