O prefeito Fernando Barberino, de São João do Pau D’Alho, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, se reuniu no mês passado, com produtores de mudas de urucum do município, após se sensibilizar com a categoria devido ao atual preço de mercado da semente de urucum. O encontro aconteceu no dia 20 de agosto, nas instalações da EMEFEI Profª Neuza Berbel Bernava.

O objetivo do Executivo foi apresentar apoio à agricultura local com o urucum praticado a preços inferiores aos custos dos anos anteriores.

Pelo levantamento realizado, segundo a Prefeitura, serão feitas aproximadamente 40.000 mudas de urucum, para renovação de áreas improdutivas.

Conforme informações da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, antiga Cati – regional de Dracena – até julho deste ano, na área de atuação do órgão, o urucum gerou R$ 27 milhões.

Com relação à área plantada de urucum, a Coordenadoria conta com 3.265 hectares plantados. Ainda segundo a Coordenadoria, houve arranquio de plantas, com redução de 22% na área plantada de 2018/2019.