Em Panorama, estão abertas na secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável as inscrições gratuitas para interessados em participar dos cursos de Doma Racional e Casqueamento Ferrageamento ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) através do Sindicato Rural de Tupi Paulista em parceria com a Prefeitura de Panorama.

Podem participar homens e mulheres com idade a partir dos 18 anos. As vagas são limitadas a 12 pessoas por curso.

O curso de doma racional acontecerá entre os dia 5 a 9 de agosto e casqueamento ferrageamento de 12 a 16 de agosto, ambos os cursos serão realizados nos horários de 8h às 17h, com intervalo de almoço, no local, garantido gratuitamente pelo Senar.

INSCRIÇÃO – O período de inscrições segue até 26 de julho na Casa da Agricultura (avenida Rodion Podolsky, Bairro Marrecas). Horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 16h.

É necessário a pessoa interessada levar no ato da inscrição cópia do RG, CPF (ou CNH), Comprovante de Residência (conta de energia ou água) e deixar o número de telefone para contato. (Fonte: Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Panorama).

Casqueamento: Pocedimento feito no cascos dos angulados (mais comum em equinos, equídeos e muares) empregado como forma de tratamento e\ou manutenção, prevenindo e curando doenças que possam acometer o animal.

Doma Racional: Técnica consiste em amansar e disciplinar os equinos sem utilizar nenhum tipo de força, mas tão somente o uso da voz, pausada, com tonalidades precisas e simpáticas ao animal.