Na semana passada, a hair stilyst Luisa Alencar esteve na Casa Geraldo Ribeiro, uma das casas de apoio administrada pela Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente – AAPC, para entregar parte do valor arrecadado no bazar beneficente realizado e idealizado por ela em Santa Mercedes, no mês de outubro. Durante o tratamento do câncer de mama, Luisa ficou na casa de apoio e contou com todos os serviços e apoio da equipe da unidade. Curada e com vontade de fazer algo em prol do movimento Outubro Rosa, Luisa organizou um bazar em sua própria casa e parte do valor arrecadado – R$ 200 – com a venda de roupas, sapatos, acessórios foi entregue para a equipe no último dia 5.

Mais que fazer do limão uma limonada, Luisa quis retribuir a ajuda que recebeu. “Fiquei muito feliz, tem um significado muito especial para mim que já fui paciente estar aqui hoje para ajudar”, contou. Ela agradeceu a todos que colaboraram de alguma foram para a realização do Bazar do Bem.

HISTÓRICO – Em 1997, com a criação da comissão em prol da construção do hospital do câncer de Presidente Prudente, um anexo da Santa Casa de misericórdia. Com o aumento constante do número de pacientes e de suas necessidades, foi preciso reestruturar essa comissão e foi aí que surgiu a AAPC – Associação de Apoio a Portador de Câncer de Presidente Prudente. A Associação permaneceu mantedora da obra do Hospital do Câncer até meados de 2010, quando voltou totalmente as atenções para transformar a rotina de quem fazia radioterapia e quimioterapia, não deixando nunca a esperança dos pacientes desaparecer.

Para tornar mais humana a luta conta o câncer, a AAPC subsidia, apoia e acolhe pacientes e seus familiares de 45 municípios da região, além de pacientes vindos do Paraná e Mato Grosso do Sul. A essas pessoas a AAPC oferece alimentação, assistência social e jurídica, além de uma equipe de psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas nas três casas de apoio localizadas em Presidente Prudente. Por mês, a Associação realiza aproximadamente cinco mil atendimentos.  Informações pelo (18) 3355-4944 ou na Rua Marechal Deodoro nº 375.

Atualmente a AAPC- tem sua sede administrativa está localizada na Avenida Marechal Deodoro, 375 – Vila São Jorge- Presidente Prudente. A Associação possui três casas de apoio em Presidente Prudente.

 

CASAS DE APOIO

Casa Geraldo Ribeiro: Av. Manoel Goulart  3261 – Fundos: hospedagem (24 leitos – alas feminina e masculina); alimentação (cinco refeições/dia); atendimento multiprofissional.

 

Casa Monoel Faustino: Rua Manoel Faustino 135: atendimento multiprofissional.

 

Casa de apoio Oncolodia: Av. José Saores Marcondes: alimentação (três refeições/dia); atendimento multiprofissional.

 

CASA GERALDO RIBEIRO

Atualmente contamos com 24 leitos para hóspedes em tratamento do câncer e um acompanhante, sendo 12 leitos masculinos e 12 femininos.

Estes hóspedes que pernoitam, bem como os hóspedes-dia, recebem gratuitamente café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, sendo acompanhados por psicólogo,  fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, uma cuidadora noturna, cozinheiras, voluntários.

São mais de 2 mil atendimentos por mês e podem usufruir pacientes de toda a região que tenham a necessidade de se hospedar e que não tenham condições financeiras para bancar as suas despesas, bem como os de Prudente que passam o dia em tratamento.

A Associação – AAPC – conta com funcionários e voluntários, dirigidos também, de maneira voluntária, com uma equipe de diretores, dos quais, Artur Baratella, é o presidente há quatro anos.

A manutenção da Casa de Apoio se dá pelas doações de toda a população prudentina que é revertida em dinheiro por meio dos brechós. Também são recebidas doações em alimentos (carnes, verduras e pães) e conta com a parceria da Prefeitura de Presidente Prudente e do Ministério Público do Trabalho.

Bazar do Bem promovido na casa da ex-paciente em Santa Mercedes (Divulgação)