Os 30 anos da instituição do Dia Mundial de Luta contra a Aids foram comemorados no último dia 1º. O objetivo é lembrar as pessoas de se prevenirem contra a doença e em todo o País foram realizadas atividades de orientação e prevenção.

Em Dracena, de acordo com informações da Prefeitura, as atividades foram antecipadas para novembro em função da Campanha Fique Sabendo que ocorre todo ano em dezembro. Ainda de acordo com a Prefeitura, os profissionais médicos e enfermeiros estão oferecendo aos pacientes a testagem do exame de HIV, assim como de outras DSTs – sífilis e hepatites B e C.

Para realizar o exame, não há necessidade de passar por consulta médica, basta procurar uma unidade de saúde durante a semana, das 7h às 16h. Esses exames são realizados durante todo o ano mesmo fora da campanha, orientou a Prefeitura.

Atualmente, 78 pessoas estão em tratamento em decorrência da doença no município. Desde o início deste ano, sete pessoas foram diagnosticadas com HIV em Dracena.

O acompanhamento desses pacientes é feito no AME ou no Centro de Saúde I.

Em nota, a Prefeitura “lembrou que é muito importante o diagnóstico precoce tanto para a eficácia do tratamento que melhora a função imunológica, evitando doenças oportunistas, como também a prevenção da transmissão do vírus”.