Após as recentes comemorações, muita gente começou o ano com aquela sensação de ter extrapolado na alimentação, não é mesmo?  A nutricionista do Hospital Amaral Carvalho (HAC) Ana Elisa de Paula Brandão afirma que o início do ano é uma boa oportunidade para melhorar hábitos e o planejamento e foco são muito importantes.

O primeiro passo é estar disposto às mudanças. A começar pela lista do supermercado, é imprescindível priorizar os alimentos mais naturais possíveis e evitar comidas rápidas industrializadas, que são pobres em valor nutricional. “A alimentação saudável e equilibrada é fundamental para a prevenção de doenças e proporciona qualidade de vida e longevidade”, explica a profissional.

Proteínas, fibras e vitaminas são alguns dos nutrientes que não podem faltar no cardápio, e o principal, nada de exageros. “Precisamos fazer as escolhas corretas a cada refeição, como optar por pratos mais leves, com pouca gordura, variar nas saladas e evitar temperos, condimentos e frituras”.

Ela ressalta que, no verão, a atenção deve ser dobrada. A exposição de alimentos ao calor favorece a proliferação de bactérias, tornando-os mais perecíveis. “Portanto, fique de olho naqueles à temperatura ambiente por muito tempo, e nunca consuma alimentos de procedência desconhecida, especialmente ovo, maionese, requeijão, queijos e leite”.

Outra dica importante é sobre a hidratação, já que, devido ao suor, perdemos muito líquido e sais minerais. “Aumente a ingestão de bebidas como água de coco, chás gelados e sucos naturais. O gengibre e hortelã são ótimos para a digestão e podem ser usados também nos preparos”, recomenda.   (Assessoria de Imprensa Hospital Amaral Carvalho).

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