A melhor posição para dormir. Sem rodeios: a melhor posição para dormir é de lado, o que tecnicamente é chamado de decúbito lateral. Para ficar perfeita, a recomendação é usar um travesseiro de altura suficiente para preencher o “vão” entre o ombro e a cabeça. “Isso mantém a coluna alinhada, em uma curvatura fisiológica correta, e facilita a respiração”, explica Orlando.

Também se aconselha colocar um travesseiro entre as pernas, na altura dos joelhos, para evitar a sobrecarga da coluna lombar pelo posicionamento de uma perna sobre a outra.

As piores posições para dormir

Não é preciso ser mestre em adivinhação para deduzir, portanto, que as piores posições para dormir são de bruços (decúbito ventral) e com a barriga para cima (decúbito dorsal). Os especialistas esclarecem por quê.

“Deitar-se de barriga para cima talvez seja a posição mais desconfortável para a maioria das pessoas, por sobrecarregar alguns músculos da pelve e da lombar. Nesta posição, além disso, a pressão intratorácica e dos músculos da face pode dificultar o trânsito das vias aéreas para a respiração”, afirma Fernando, que também é coordenador de ensino da Abrafito – Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica.

É por causa deste incômodo na respiração que muitas pessoas – homens e mulheres – roncam apenas quando estão dormindo com a barriga para cima. Fica a dica: virar para o lado já pode resolver a questão.

E qual é o problema de dormir de bruços? Orlando responde: “Nesta posição, a coluna cervical fica torcida, e isso prejudica o alinhamento correto da coluna lombar e gera dor nela e na coluna cervical”.