Dê atenção máxima à gengiva! “A gengiva é o tecido que envolve nossos dentes e mantê-la saudável é fundamental para que todo conjunto funcione bem e a proteção dos dentes esteja garantida”, explica Caio Soeiro, dentista da Oral-B.

O perigo da falta de cuidado é o surgimento da gengivite, um processo inflamatório que geralmente começa quando a escovação não é bem-feita e forma-se a placa bacteriana. “Ela libera um ácido que agride a gengiva”, explica o dr. Pavan. Os sintomas são inchaço, vermelhidão, sangramento e dores. “Se o problema não for tratado, pode atingir o osso, que fica sensível a essa agressão e começa a retrair”, explica o dr. Pavan. É a chamada periodontite.

Escove os dentes direitinho

Você sabia que o ideal é escovar os dentes 30 minutos após a refeição? Isso porque a saliva demora um pouquinho para neutralizar o PH dos alimentos e proteger os dentes dos desgastes que a escova pode provocar.

Não exagere no creme dental

“A quantidade certa é de 1 cm, equivalente a um grão de ervilha”, ensina a dra. Edrielle. O excesso pode causar desgaste do esmalte e manchas nos dentes.

Escolha a escova certa

As cerdas devem ser macias e o ideal é que a cabeça da escova seja pequena. O dr. Pavan recomenda também as escovas ultrassônicas, que são focadas em remover placa bacteriana. Na hora de higienizar a escova, lave com água corrente e a deixe de pé para secar mais rapidamente.  E não se esqueça de trocar a escova a cada 3 meses.

 Preocupe-se com o alinhamento dos dentes

Mais do que uma questão estética, o posicionamento errado dos dentes pode gerar problemas.

Visite seu dentista regularmente

Se fizer tudo direitinho, as consultas podem ser agendadas a cada seis meses.