Conforme anunciado mais cedo, a Vigilância Epidemiológica de Dracena confirma que uma criança de 03 anos está internada na Santa Casa diagnosticada com Meningite Viral, que é a forma mais comum e menos perigosa da Meningite. A criança passa bem, segundo informações médicas.

A Vigilância já entrou em contato com a coordenação da EMEI Nana Nenê, no Jardim das Palmeiras, onde a criança frequenta, que já fez as ações necessárias de orientações aos pais e funcionários sobre a Meningite Viral.

AÇÕES

A Vigilância Epidemiológica irá iniciar na manhã desta sexta-feira (13), os trabalhos de orientação na EMEI Lar Infantil, no Jardim Brasilândia, devido a um segundo caso de meningite viral, em uma criança de 1 ano e 7 meses.

De acordo com a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Karina Akiyama, a ação referente ao caso de meningite consiste na higienização de brinquedos; móveis; maçanetas; objetos; orientação de lavagem de mãos, tanto das crianças quanto dos funcionários; não enviar criança para escola quando ela estiver doente; procurar o serviço de saúde em caso de dor de cabeça, vômito, febre; etc.

Ainda segundo a enfermeira, aproveitando o deslocamento da equipe até a unidade escolar, também será realizada uma varredura de carteirinhas de vacinação dos alunos e funcionários, e, se necessário, providenciará  a vacinação, devido a confirmação de um caso de sarampo na última semana, em outra escola.

O Ministério da Saúde não orienta o fechamento da unidade escolar do paciente com suspeita ou confirmação de meningite viral, sendo a recomendação a higienização do ambiente.

Lembrando que nesta época do ano, com a baixa umidade do ar, é comum o aumento da incidência de doenças virais.

INFORMAÇÃO FALSA

Foi divulgado por uma mídia de comunicação, na tarde de hoje (12), que havia um aluno da EMEI Pintando o Sete internado com meningite. A informação é falsa, pois não há nenhum registro na Secretaria de Saúde e Higiene Pública de Dracena sobre paciente que estude nesta escola com suspeita ou confirmação de caso de meningite.