Na tarde de ontem, foram divulgados dados positivos relacionados a doação no Banco de Sangue de Dracena. Diferentemente de outras localidades no país que estão com o estoque de bolsas abaixo do consumo, em Dracena, o número de doações é suficiente. A informação é do médico Sylvio Adir Miguel, diretor técnico do Banco de Sangue.

De acordo com o diretor, está sendo possível manter o estoque para atender o consumo. Ainda de acordo com ele, o consumo mensal em Dracena é de 300 bolsas, ou seja, 10 por dia, mas atualmente o banco recebe 20 bolsas ao dia. Sylvio Adir afirma que os doadores de Dracena são bons, dentre eles, os funcionários das penitenciárias que são assíduos doadores. Essa permanência de doadores nos últimos quatro ou cinco anos acabou com o problema. Sylvio Adir explica que apesar do estoque estar acima do consumo mensal, é bom lembrar que o sangue é perecível e tem duração de 30 dias e precisar ser usado neste prazo.

Apesar da situação tranquila e o estoque protegido, o diretor do Banco de Sangue alerta que é importante as pessoas continuarem doando, pois, se o ocorrer um grande acidente que usa de 50 a 60 transfusões, esse estoque é consumido rapidamente. “É melhor manter o estoque estável e com reserva do que reduzido”, conclui o médico.

PARA DOAR – Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização); Não ter ingerido bebida alcóolica; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto.

SERVIÇO – O Banco de Sangue, atualmente, está localizado no prédio da extinta Empresa Municipal de Saúde (EMS), na rua Virgílio Pagnozzi nº 837, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. O telefone é 3822-1716. (Com informações do repórter Marcos Maia).