O Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” se tornou o único hospital com atendimento 100% realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do país a ter o Selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar.

O programa CQH é mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e tem como objetivo estimular a qualidade hospitalar, através de um roteiro com 389 exigências a serem alcançadas pela instituição, sendo que 38 delas são de caráter obrigatório.

Uma avaliação feita no dia 28 de março deste ano conferiu ao HR uma nota de 79,96 de um total de 100 pontos. Para alcançar o Selo é preciso alcançar uma nota de 60 pontos e cumprir com os itens obrigatórios.

“Essa é uma conquista de todos. Conseguimos aumentar nossa capacidade de atendimento e alcançar nossa vocação de sermos um hospital de referência em média e alta complexidade, atendendo mais e melhor. O ser humano precisa ser tratado com dignidade do começo ao fim da sua vida e alcançar essa conquista é ver que podemos oferecer uma saúde pública digna ao Oeste Paulista”, destaca o frei Francisco Belotti, presidente-nato e fundador da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF), que é gestora da unidade desde 2009.

A certificação foi recebida na última sexta-feira (17), pelas mãos do diretor geral do programa Milton Massayuki e do representante da APM, Dr. Roberto Lotfi.

Caminhada pelo Selo

Desde 1999, o então Hospital Universitário (HU) aderiu ao programa, porém, o processo começou efetivamente somente em 2012, já sob a gestão da ALSF, quando o Hospital Regional criou o Serviço Integrado de Qualidade em Saúde (SIQS) para trabalhar diretamente na implantação dessa “cultura de qualidade”, com a responsabilidade de articular as melhorias e adequações junto aos demais setores da unidade.

Em abril de 2021, os avaliadores do programa retornam à unidade para verificar se os processos estão sendo mantidos e se novas exigências foram implementadas, para que receba a revalidação do selo.

O que é o CQH?

Criado há mais de 20 anos, inspirados nos trabalhos da Comissão Conjunta de Acreditação de Organizações de Saúde (CCAOS), dos Estados Unidos, o programa CQH é mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e visa estabelecer protocolos e critérios de qualidade para as instituições de saúde, visando garantir uma assistência mais segura e eficiente.

Atualmente, 11 hospitais possuem o Selo no Brasil (incluindo o Hospital Regional, que é o único 100% SUS) e mais de 200 instituições estão pleiteando a certificação. Todas aderem voluntariamente ao programa e precisam se adequar a um roteiro de 389 exigências, sendo que 38 delas são de caráter obrigatório.