No primeiro semestre deste ano, em Dracena foram registrados mais casos positivos de cães contaminados por leishmaniose se comparado ao mesmo período do ano que passou. O aumento de um semestre para o outro chegou a 96%. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) salientou que os números de cães variam em determinados pontos da cidade. Há bairros com maior quantidade de animais e outros com menor.

O levantamento solicitado pelo JR e Portal Regional à assessoria de comunicação da Prefeitura, conforme informações do CCZ mostrou que em 2018 foram 204 exames positivos em cães enquanto que neste ano o número subiu para 399 (exames confirmados positivos).

O CCZ informou que neste ano nos primeiros seis meses foram visitados 6.107 domicílios; 1.082 cães passaram por exames e foram efetuados 477 testes rápidos da doença resultando em positivos.

No primeiro semestre de 2018, o número de domicílios visitados foi um pouco menor do que este ano – sendo naquele – 6.070; 830 exames em cães e 338 testes rápidos confirmando positivos.

Segundo os dados do CCZ, o avanço dos números de um semestre para o outro também se deu em relação aos casos de cães eutanaziados. Em 2018 foram 273 cães e neste ano 358. Nestes casos, estão os animais que apresentaram exames positivos para a doença feitos pelo próprio CCZ, exames positivos particulares e de cães sintomáticos sem exame.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o CCZ realiza durante todo o ano o inquérito canino, que consiste na visita casa a casa para a coleta de sangue dos cães para a realização dos exames de leishmaniose.

CASOS EM HUMANOS

A assessoria de comunicação da Prefeitura também informou que no primeiro semestre do ano que passou, a Vigilância Epidemiológica registrou um caso de leishmaniose em humano e neste também foi um. Pontou que a VE desenvolve trabalhos de manejo ambiental e borrifação (aplicação de inseticida). E no dia a dia, durante as visitas, os agentes de controle de vetores orientam os moradores sobre leishmaniose.

Equipes do CCZ percorreram na manhã de terça-feira, ruas do Jd. Jussara para realizar o inquérito canino (Vanessa Matsumoto/JR)