Dracena realizou a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no mês de maio, com visitas a 1.067 imóveis em vários setores da cidade. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o resultado foi satisfatório com índice 0,7%.

O Ministério da Saúde indica que o resultado da ADL, de 0.3 a 1 como satisfatório; de 1 a 3,9 coloca o município em situação de alerta e superior a 4,0 risco de epidemia.

Apesar de o índice estar dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, a população deve continuar colaborando com a limpeza dos quintais, descarte correto dos materiais inservíveis e objetos que possam acumular água parada uma vez que até o último dia 11, já haviam sido registrados 784 casos de dengue na cidade, em pleno período de estiagem.

Conforme a VE, foram encontradas larvas de Aedes aegypti, nos vasinhos e pratinhos de plantas e nos bebedouros de animais. A orientação é eliminar os pratinhos ou, se decidir mantê-los, realizar lavagens semanais ou utilizar areia para preenchê-los até a borda e no caso dos bebedouros de animais, é preciso renovar a água frequentemente, tendo o cuidado de limpar o recipiente com esponja e sabão.

É importante ressaltar que o mosquito Aedes também transmite outras doenças graves, como Chikungunya, Febre Amarela e Zika Vírus, por isso o cuidado deve ser redobrado.

Na semana que vem, terá início o segundo mutirão de limpeza em todos os bairros e distritos de Dracena.