O Dia Mundial de Doação de Leite Humano foi celebrado no domingo, 19, por iniciativa do Brasil, aceita pelos países que integram a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). Entre 2008 e 2018, o número de doadoras cresceu 45% e o volume de leite coletado, 30% em nosso país. No ano passado, mais de 185 mil crianças receberam leite humano doado de quase 183 mil mulheres. Foram 215 mil litros de leite humano coletados.

Com o slogan “Doe Leite Materno, alimente a vida”, a campanha de 2019 tem como objetivo estimular as gestantes e as mulheres que amamentam a fazerem doações durante todo o ano.

Em Dracena, não há banco de leite humano, as mulheres que estiverem amamentando e quiserem doar devem entrar em contato com o banco de leite de Presidente Prudente.

O aleitamento materno é estimulado pelo programa Amigos do Peito, que é desenvolvido por profissionais da saúde e parceiros que executam ações voltadas a melhorar a qualidade das gestantes e de seus futuros bebês com palestras bimestrais de variados temas e especialistas.

Também são oferecidos encontros, visitas domiciliares e hospitalar, agendamento do exame do pezinho e orelhinha, orientações sobre aleitamento materno e alimentação complementar até 2 anos e 6 meses, orientação sobre higiene bucal e prevenção de cárie, visitas às gestantes na maternidade da Santa Casa de Dracena e acompanhamento de peso e altura do bebê.

O programa tem 11 anos e neste período já foram atendidas 2.427 puérperas. Somente neste ano já foram feitos 103 atendimentos. Os encontros com as gestantes são trimestrais. A idealizadora do Amigos do Peito foi a dentista Célia Branco.

SERVIÇO: Informações sobre a atividade pode ser obtida pelo (18) 3822 – 3151, Secretaria Municipal de Saúde.