Uma mulher de 40 anos, que estava internada na UTI da Santa Casa de Dracena desde o dia 9 deste mês, com suspeita da gripe H1N1 morreu na sexta-feira que passou, dia 21. A Vigilância Epidemiológica (VE) da cidade informou que o Instituto Adolfo Lutz apontou que ela faleceu vítima da gripe.

A mulher havia se mudado de Junqueirópolis para a cidade de Tupi Paulista no dia 6 deste mês, e no dia 8 não estava bem e procurou o Pronto Socorro tupiense. Segundo informou a secretária municipal de Saúde, Márcia Flora Procópio Matos, de Tupi Paulista, ao Portal Regional foi constatado que ela estava com a diabetes descompensada. Márcia disse que após, a paciente procurou atendimento médico em Dracena.

O corpo dela foi sepultado no cemitério de Junqueirópolis na manhã do sábado que passou.

A secretária disse ainda em entrevista ao Portal Regional que uma equipe da Saúde municipal já foi até a casa da família, na Vila Camargo, para prestar orientações sobre a doença e que até então nenhum familiar da mulher que faleceu de H1N1 apresentou qualquer sintoma da gripe. Márcia citou que eles iriam também passar por consulta médica em unidade de saúde na cidade.

Em Tupi Paulista, foram imunizadas 87% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, correspondendo a 4,7 mil imunizações. Márcia ressaltou que a meta é atingir 95% desse público. Acrescentou que a dose da vacina contra a gripe ainda está disponível para todas as faixas etárias na sala de vacinação do Centro de Saúde “Kanji Kawamura”, das 7h às 17h.