A recuperação pós-parto é um momento delicado e requer sim alguns cuidados. É aquele período conhecido como quarentena. Esse período exige alguns cuidados para garantir a recuperação tranquila da mulher. Portanto, nessa fase de quarentena algumas coisas são permitidas e outras não.

O médico Alfonso Araújo, esclarece algumas dúvidas comuns e cuidados que devemos ter. Confira!

Recuperação pós-parto – quarentena depois do parto. Quando posso voltar a dirigir? Amortecimento na cesárea é normal?

A recuperação pós-parto é um assunto que gera muitas dúvidas em várias mamães. Principalmente, quando o parto é realizado por cesariana.

Uma coisa que as mulheres precisam ter em mente é que esse momento depois do nascimento do bebê é bastante delicado. Isso porque, o corpo vai passar por mais um turbilhão de mudanças para voltar ao estado de antes. Inclusive, a questão hormonal acaba gerando uma infinidade de sentimentos nas mamães. Cerca de 80% das mulheres nesse período vão passar por sentimento de tristeza e insegurança.

Para te ajudar a passar pela recuperação pós-parto com mais tranquilidade, separamos nesse post algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Confira:

Recuperação pós-parto: quando é possível voltar a dirigir?

A recuperação pós-parto exige que a mulher repouse ao máximo, para auxiliar na recuperação. Portanto, o recomendado é que a mãe só volte a dirigir depois do primeiro mês após o nascimento do bebê.

Essas quatro semanas são necessárias para evitar problemas com a cicatrização do períneo ou abdominal.

Dormência na cicatriz da cesariana é normal?

Mais uma das dúvidas em relação a recuperação pós-parto é sobre uma sensação de dormência na cicatriz da cesárea. Isso é totalmente normal e ocorre por vários motivos.

Um deles é que nos primeiros dias resíduos da anestesia podem agir no organismo. Além disso, por conta do corte, alguns nervos podem demorar mais para voltarem a funcionar plenamente.

A depilação é liberada?

A depilação na recuperação pós-parto também é um assunto que gera muitas dúvidas. Na recuperação pós-parto ela está liberada, desde que a mamãe não sinta dor na região da cicatriz.

O ideal é utilizar métodos que não provoquem desconforto, como laser e até mesmo cremes depilatórios.

Procedimentos químicos com os cabelos

Outro ponto da recuperação pós-parto é em relação a realização de procedimentos químicos nos cabelos. Uma coisa que as mães precisam ter em mente é que nos primeiros 90 dias eles vão ficar mais frágeis do que o normal.

Isso acontece pelo fato do seu corpo apresentar uma grande queda hormonal, justamente pela eliminação da placenta. Por isso, esteja preparada para madeixas mais quebradiças e menos brilhosas nos primeiros três meses.

O ideal é evitar procedimentos químicos que utilizem amônia e formol por todo o período da amamentação. Isso porque essas substâncias podem acabar intoxicando o bebê.

Já no caso dos processos que são feitos com produtos 100% orgânicos, eles estão liberados.

Quando o sexo está liberado?

As relações sexuais só estão liberadas a partir do primeiro mês. Nesses 30 dias inicias, portanto, o seu corpo ainda está se recuperando da gestação.

Seu sistema reprodutor precisa voltar ao normal, e também é necessário esperar a cicatrização completa para evitar infecções. Outro ponto do porquê o sexo deve ser evitado nesse primeiro momento é que o hormônio prolactina que estimula a produção de leite, acaba diminuindo a libido, bem como a lubrificação vaginal. E atenção para a usar um método anticoncepcional, pois pode ocorrer uma ovulação (e gravidez) mesmo antes de menstruar.