As gestantes que fazem o pré-natal na rede pública municipal de Dracena realizaram a primeira visita prévia no Hospital da Santa Casa de Maternidade, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública.

As visitas são fundamentais para o esclarecimento de dúvidas e oferecem mais segurança às gestantes, em um espaço de orientação, informação e acolhimento, fortalecendo ainda importância do pré-natal.

Durante a visita, as gestantes foram acompanhadas pela enfermeira Lígia Mara Augusto Gaion Marson e a auxiliar de enfermagem Roseli Ap. Dias Soares, ambas do Centro de Saúde I Dr. Takashi Enokibara.

Já na Santa Casa, o grupo foi recebido pelas enfermeiras Juliana Bertolin dos Santos e Lina Carla Gonçalves Bernardine, auxiliar de enfermagem Sara Barbosa Matos dos Santos e a psicóloga Naara Marques. As profissionais mostraram as grávidas o berçário da Santa Casa, quarto, sala de amamentação, ou seja, o ambiente onde será feito o atendimento.

As futuras mães também receberam orientações sobre a documentação necessária e os objetos, de uso pessoal, que devem ser levados no dia do parto. A gestante tem a ainda o direito de indicar a pessoa que vai acompanhá-la no dia do parto.

“É um trabalho muito bacana que demos início em parceria com a Santa Casa, pois é a partir da visita que a gestante terá mais segurança para o parto, dando início a um vínculo com o local onde será atendida”, salientou a secretária municipal de Saúde e Higiene Pública, Ligia Sinatura.

Atendimento às gestantes

O agendamento das visitas para as novas gestantes será feito pela enfermeira responsável pela Saúde da Mulher. Além da visita prévia, as gestantes cadastradas na Rede SUS recebem também o acompanhamento contínuo, mesmo após o parto.

Quando a parturiente recebe alta da maternidade, a equipe de serviço da Atenção Básica de Saúde do município de Dracena, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Famílias (ESFs) realizam visita puerperal, para que seja feito o acompanhamento sistemático, na sua residência, principalmente para bebês prematuros.

Mais informações sobre os serviços disponíveis podem ser obtidas na unidade de saúde mais próxima.

As profissionais mostraram as grávidas o berçário da Santa Casa, quarto, sala de amamentação, ou seja, o ambiente onde será feito o atendimento (Divulgação/Secretaria de Saúde)