Até sábado, 10, ocorre a Semana Estadual de Mobilização contra a Leishmaniose Visceral. Na cidade, as atividades foram iniciadas na segunda passada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública e a Vigilância Epidemiológica. Entre as ações: arrastão de limpeza, alerta sobre os sintomas e medidas preventivas, distribuição de panfletos informativos, rodas de conversas, palestras e atividades nas escolas.

Hoje às 8h, na Emefi João Milan Barbosa, no Emílio Zanata ocorre a atividade agente por um dia.

A leishmaniose é transmitida para os cães e seres humanos através do mosquito palha, que costuma  picar ao amanhecer e entardecer. As larvas do mosquito se desenvolvem na terra úmida, sombreada com acúmulo de folhas, frutos e fezes de animais em decomposição.

A leishmaniose visceral humana é uma doença caracterizada por febre durante muitos dias, perda de peso, fraqueza, anemia e aumento do fígado e baço. Em casos graves podem aparecer sangramentos. O diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede SUS. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

Nos animais os sintomas são: emagrecimento, queda de pelos, crescimento das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, orelhas, olhos e patas. A única forma de saber se os cães estão realmente infectados é por meio de exames específicos de laboratório.