Na semana passada, o Jornal Regional trouxe matéria sobre a urgência de doadores de sangue O fator Rh negativo no Banco de Sangue de Dracena. Em razão do baixo estoque, apenas 11 bolsas de sangue, a unidade continua precisando de doadores e estará aberta amanhã, 16, das 7h30 às 11h.

Atualmente, o Banco de Sangue está localizado no prédio da extinta Empresa Municipal de Saúde (EMS), na rua Virgílio Pagnozzi nº 837.

Em contato por telefone, a reportagem foi informada de que muitas pessoas acreditam que não podem ser doadoras por alguma situação de saúde ou uso de medicamento, quando o correto é comparecer ao banco de sangue e passar pelo processo de triagem que irá definir a possibilidade de ser doador ou não.

O Banco de Sangue atende quatro hospitais (Santa Casa de Dracena, Santa Casa de Tupi Paulista, Santa Casa de Junqueirópolis e Santa Casa de Panorama), AME, pacientes da oncologia, pacientes que passam por quimioterapia, postos de Saúde, Centro de Terapia de Intensiva, além daqueles que sofrem acidentes automobilísticos ou foram vítimas de violência.

PARA DOAR

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização)

Não ter ingerido bebida alcóolica

Pesar no mínimo 50 kg

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

Apresentar documento original com foto