A construção, ampliação e manutenção de residências e a instalação/reparo de antenas exigem cuidados com a segurança e representam, hoje, as principais causas de acidentes com energia elétrica em todo Brasil.

Por isso, a Elektro, empresa do Grupo Neoenergia, reforça os cuidados que devem ser tomados tanto por profissionais que atuam nessa área quanto por consumidores em geral.

Confira a seguir as principais dicas de segurança:

Ao manobrar caminhões cuidado com a rede elétrica: verifique a altura do caminhão e também da rede;

Redobre a atenção ao transportar escadas, subir em andaimes, fazer serviços de pintura, manusear vergalhões, barras de ferro e principalmente a régua metálica, um instrumento muito utilizado por pedreiros para nivelar paredes depois da aplicação do reboco. A proximidade e, em casos extremos, o contato com os fios pode provocar acidentes graves; Instale a antena a uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica; Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desliga-los da tomada; Sempre utilize os equipamentos de segurança.

A Elektro também orienta que ao identificar qualquer situação que foge à normalidade, como por exemplo, um cabo rompido, o cliente deve contatar imediatamente a concessionária pelo 0800 701 01 02.