Férias de final de ano são o momento para se divertir e relaxar com a família, mas quem tem crianças deve ficar atento.  Os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes de um a 14 anos no Brasil. Todos os dias, 10 crianças perdem a vida e mais de 300 são internadas por motivos acidentais no país. Porém, 90% de todos esses casos poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Confira, a seguir, algumas dicas que a Criança Segura preparou.

Para viajar ou passear de carro, use sempre a cadeirinha

Não importa se a viagem ou o passeio é longo ou curto, os dispositivos de retenção veicular infantil (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) são itens indispensáveis para a segurança das crianças no carro. O uso correto desses equipamentos evitam em até 71% a morte de meninas e meninos em caso de colisão.

Por isso, seja no carro dos pais, dos tios ou dos avós, nunca deixe de utilizar a cadeirinha certa para a idade, peso e altura da criança que será transporta. Essa atitude salva vidas.

Realize uma operação “pente fino” em sua casa ou no local onde for se hospedar

Seja onde for que você e sua família passarão as férias – em sua própria casa, na de um familiar ou até mesmo em um hotel: é bastante recomendado que os responsáveis pela criança realizem uma verificação das condições de segurança do local antes de permitir que os pequenos brinquem livremente pelo ambiente. Certifique-se que não haja nenhum produto ou objeto perigoso ao alcance dos pequenos. Se você for passar uma temporada na casa de familiares, amigos ou mesmo em um hotel, redobre sua atenção em relação à garotada.

Faça uma inspeção em todos os brinquedos das crianças

Separe um tempo para olhar todos os brinquedos das crianças à procura de danos que podem causar algum tipo de machucado ou acidente enquanto a criança brinca.

Atenção ao empinar pipa

Soltar pipa é muito divertido, mas é importante sempre lembrar que essa brincadeira deve ser realizada em lugares abertos, como parques e praças, que fiquem longe da fiação elétrica, para evitar que a criança corra o risco de levar um choque. Além disso, é importante frisar que o uso de cerol é crime e não deve nunca ser utilizado, em hipótese nenhuma.

Andar de patins, bicicleta ou skate

Se as crianças forem aproveitar os dias de folga para andar de bicicleta, skate ou patins lembre-se sempre de protegê-las com capacete, cotoveleiras e joelheiras. Esses equipamentos ajudam a evitar lesões graves, como traumatismo craniano, em caso de queda.

Na piscina ou na praia: supervisão constante

Para garantir a segurança de meninas e meninos na piscina, praia ou rio, a supervisão constante e completamente atenta de um adulto é essencial. Além disso, o equipamento de segurança mais indicado é o colete salva-vidas. Boias infláveis e outros objetos passam uma falsa sensação de segurança, pois elas podem furar, virar com a criança ou não estabilizar adequadamente a cabeça e o tronco dos pequenos fora d’água.

Se estiver em um ambiente público, verifique se há salva-vidas no local e siga sempre as recomendações desse profissional. Com esses cuidados, temos certeza que a diversão será garantida para você e toda sua família. (Com informações Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público)