No mês em que o Movimento Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Presidente Prudente alerta que em 2018, 60% das vítimas de acidente de trânsito atendidas na unidade eram motociclistas e 30% foram atropeladas. No total, 80% são homens, com média de 39 anos e 30% sofreram amputação.

Segundo a médica fisiatra do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Presidente Prudente, Carolina Nakama, as vítimas de acidentes de trânsito passam por um longo processo de reabilitação e podem ter sequelas para a vida toda. “As consequências não são apenas para o acidentado. Muitas vezes, a deficiência severa pede que alguém da família se dedique à vítima por tempo integral”, completa a especialista.

O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro Presidente Prudente recebe pacientes dos 45 municípios da DRS XI – Presidente Prudente. A unidade atende casos de lesões medulares, amputações e má-formação, lesões encefálicas do adulto (LEA), traumatismo craniano e acidente vascular encefálico, paralisia cerebral e dor incapacitante. Os interessados em receber tratamento no Serviço, localizado na Rua José Bongiovani, 1297 – bloco 7, devem ser encaminhados pelo serviço médico de uma unidade pública de saúde.

Criada em 2008, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro conta atualmente com 19 unidades em funcionamento que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês. Referência em reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, o atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.