A Delegacia da Receita Federal em Jundiaí/SP recebeu ligação telefônica de um contribuinte que solicitava informações sobre um leilão de mercadorias realizado por um site privado na Internet. De acordo com o declarado pelo contribuinte se tratava do

site https://www.leiloesmultimarcas.com/home/, no qual estariam sendo leiloadas mercadorias apreendidas pela Receita Federal. O contribuinte relatou que o procedimento do referido leilão consiste em o interessado arrematar a mercadoria no site, pagar um boleto enviado via e-mail, depois entrar em contato com a Delegacia da Receita Federal para realizar a retirada. Para se cadastrar, é necessário enviar cópia do documento de identificação, cópia do CPF e comprovante de endereço.

A Receita Federal alerta que não realiza leilão por nenhum site privado da Interne e não autoriza qualquer outra empresa a atuar em seu nome, sendo que as informações sobre seus leilões são prestadas somente no site da Receita Federal (idg.receita.fazenda.gov.br) e a efetiva realização de cada leilão ocorre somente via Portal e-CAC da Instituição e somente com certificado digital de acesso. Tendo em vista o envolvimento do nome da Receita Federal, a unidade dessa Instituição em Jundiaí enviou ofício para a Polícia Federal em Campinas, noticiando o caso. A Receita Federal em Presidente Prudente, até o presente momento, não foi notificada de ocorrência do caso no município ou região.