No último dia 4, a Prefeitura de Dracena nomeou o major PM da reserva Marcelo Aparecido de Oliveira como diretor de assuntos viários. A reportagem do Jornal Regional conversou com exclusividade com o diretor sobre alguns aspectos do trânsito dracenense.

A instalação de sinalização de parada obrigatória; pintura de solo e placas; instalação de lombadas e faixas elevadas estão entre as principais reivindicações da população junto à diretoria de Assuntos Viários, de acordo com Marcelo Oliveira, que também apontou que regulamentar os horários e fixar os locais para a carga e a descarga são grandes desafios. “Um grande e antigo desafio é a regulamentação de carga e descarga, principalmente, na área central da cidade”, revelou.

Para o diretor de Assuntos Viários, algumas ruas e avenidas dracenenses são considerados como pontos críticos tanto pelos cruzamentos que exigem mais atenção por conta dos índices de acidentes quanto pelo grande fluxo de veículos, e pedestres, excesso de velocidade ou por serem vias de ligação a vários setores da cidade. Dentre as vias destacadas estão: Rua Magid Zacharias; Avenida Rui Barbosa; Rua Ipiranga; Rua Visconde do Rio Branco; Rua São Paulo; Avenida José Bonifácio – ele lembrou que, recentemente, já foram tomadas providências como a instalação de lombada no quarteirão de uma grande loja de móveis – e a Rua Fortaleza.  “Um dos fatores que geram atenção com relação ao trânsito é a quantidade de acidentes em determinadas vias que fazem ruas e avenidas se transformarem em prioridades. Os acidentes acontecem onde existe sinalização, a maioria em cruzamentos, por desobediência a norma de trânsito (nas paradas obrigatórias, por exemplo), limite de velocidade”, considerou.

Ele adiantou que entre as medidas que serão tomadas, prioritariamente, está a restauração da sinalização das vias que cruzam a Rua Magid Zacarias. Também afirmou que há um estudo para a instalação de semáforo no cruzamento da Avenida Presidente Roosevelt com a vicinal João Araújo, principal acesso ao Jardim Brasilândia e bairros adjacentes. Além disso, o local recebe o fluxo de veículos dos distritos e da região.

Oliveira frisou que, recentemente, foram instaladas algumas lombofaixas, em locais de grande fluxo de pessoas e de veículos, visando à segurança. “A prioridade é fazer levantamento nas escolas e verificar quais precisam. Vamos ouvir a direção das escolas e ver a real necessidade do equipamento”, explicou.

 

Com aumento da frota de veículos, condutores e pedestres devem ter mais atenção

Em outubro do ano passado, segundo o Denatran, a frota dracenense subiu para 35.583 veículos

Acompanhando a tendência das grandes cidades, a frota dracenense cresceu expressivamente nos últimos anos. Segundo dados disponíveis no site do Denatran, a frota em Dracena, em janeiro de 2010, era de 23.264 veículos, destes 12.658 automóveis e 5.112 motocicletas. Já em outubro do ano passado, segundo o Denatran, a frota dracenense subiu para 35.583 veículos, destes 18.875 automóveis e 6.891 motocicletas. Com mais veículos circulando na cidade, estacionar na área central (no quadrilátero formado pelas Avenidas Rui Barbosa, Presidente Vargas, Roosevelt e Rua Tiradentes) passa a ficar mais difícil.

Sobre estacionar no centro da cidade, Oliveira avaliou que onde há muita concentração de pessoas e veículos, a fluidez no trânsito será menor, demandando mais paciência e respeito mútuo dos pedestres e condutores.  “Os motoristas devem ter paciência nos momentos de maior movimento. É necessário ter discernimento para respeitar o próximo e o condutor deve ter atenção com o pedestre que é a parte mais vulnerável no trânsito”, comentou.

Sobre as campanhas de orientação no trânsito, o diretor de Assuntos Viários afirmou que a ideia é retomar tais atividades em conjunto com demais entidades interessadas na segurança.

Já em relação ao recapeamento, Oliveira lembrou que a Secretaria de Obras e Assuntos Viários já vem realizando serviços em várias vias desde o ano passado e que há projetos de expansão dessas áreas tanto no centro como nos bairros.

“O trabalho na área é complexo e demanda participação de toda a comunidade como fonte de informações, opiniões e sugestões no tocante à melhoria do fluxo de pessoas e veículos, sempre ligado à segurança e a acessibilidade. O diálogo é uma necessidade, ampliar o contato com as pessoas interessadas em melhorias. Estamos, a secretaria e a diretoria, de portas abertas para receber a comunidade que tem interesse no bem comum.  Todo condutor tem conhecimento das normas de trânsito e o respeito a essas regras é o principal fator que vai influenciar na segurança e qualidade de vida das pessoas, evitando acidentes”, considerou.

 

OLHO: “O diálogo é uma necessidade, ampliar o contato com as pessoas interessadas em melhorias”

 

 

 

Veja o perfil do major PM da reserva Marcelo Aparecido de Oliveira

O diretor de Assuntos Viários major da reserva Marcelo Aparecido de Oliveira (Letícia Pinheiro/JR)

Natural de Dracena, o major PM da reserva Marcelo Aparecido de Oliveira ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1987 como soldado. Também frequentou os cursos de formação de cabos e sargentos. Como sargento trabalhou no Corpo de Bombeiros de Dracena durante os anos de 1989 até 1996. De 1997 até 2000, frequentou o curso de formação de oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, e nos anos de 2001 e 2002, trabalhou no 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, em Osasco, onde exerceu funções pertinentes ao policiamento ostensivo naquele município. Em fevereiro de 2003, como 2º tenente PM, foi transferido para o 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Dracena.

Na Cidade Milagre, como tenente e capitão exerceu funções de comandante de Pelotão e Comandante da 1ª Companhia PM. Também serviu na sede do Batalhão, onde chefiou seções administrativas, sendo promovido ao posto de Major e depois passou para a reserva da Polícia Militar, em maio de 2017.

Frequentou diversos cursos de especialização na Polícia Militar, entre eles o Curso de Especialização em Policiamento de Trânsito em 2005. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Dracena).