A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inicia na quarta-feira (24/4) a sexta etapa do projeto “Passageiro Consciente Viaja de Cinto!”. A ação visa conscientizar os passageiros que viajam no transporte rodoviário interestadual e internacional sobre a importância da utilização adequada do cinto de segurança durante toda a viagem. As atividades ocorrerão no Terminal Rodoviário de Taubaté e se estenderão até sexta-feira (26/4).

Motoristas e funcionários das empresas transportadoras também são orientados a exercer o papel de multiplicadores de consciência sobre o uso correto do equipamento. O projeto tem a parceria da Assessoria Especial de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Taubaté (SP), desenvolvido pela Coordenação de Fiscalização da Unidade Regional de São Paulo da ANTT.

A cidade de Taubaté inaugura o cronograma de atividades no estado de São Paulo.  Ao longo deste ano, a iniciativa seguirá para Ribeirão Preto, São José dos Campos, Campinas, Presidente Prudente, Franca e Sorocaba. O encerramento do projeto ocorrerá no mês de novembro na capital sul-mato-grossense.

Além das ações de conscientização, as equipes da ANTT e da Semob irão vistoriar itens de segurança obrigatórios dos ônibus, tais como: saídas de emergência, extintor de incêndio, pneus, faróis, etc. Atenção especial será concedida à verificação da jornada de trabalho dos motoristas. Adicionalmente, será realizada distribuição de panfletos informativos em uma escola do município.

Desde o início da sua execução pela ANTT, em novembro de 2018, o projeto “Passageiro Consciente Viaja de Cinto” já passou por cinco das principais cidades do Paraná (Ponta Grossa, Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel); sempre atuando de forma coordenada com os respectivos órgãos executivos municipais de trânsito. Já foram conscientizados 6.678 passageiros.