Quase metade dos viajantes brasileiros (42%) planeja a viagem para o carnaval com menos de um mês de antecedência. É o que aponta pesquisa realizada no site do Skyscanner, buscador global de viagens. Ainda, segundo o levantamento, 53% dos viajantes buscam por descansar nesse recesso em destinos de natureza, sendo praia ou montanha. Mas, 33% querem o agito dos blocos de ruas ou desfiles. A informação foi divulgada no site Mercado & Eventos.

Em Dracena, a reportagem entrou em contato com três agências de viagens e conforme a apuração, a procura por fazer passeios neste período de carnaval pode ser considerada boa.

Para o empresário do ramo de turismo, Francisco Caldas, que tem loja em Tupi Paulista, a procura superou as expectativas. “Neste ano, o público está mais otimista com relação à política atual se compararmos com o ano que passou que havia mais temor”, citou Caldas. Ele contou que entre os destinos mais procurados na agência dele para o carnaval estão Recife, Salvador e o Rio de Janeiro. Também frisou grupo que passará o feriado a bordo de cruzeiro, saindo de Santos, depois fazendo Rio de Janeiro, Salvador, Búzio e retornando a Santos. A capital João Pessoa, Paraíba, segundo Caldas também está tendo procura por parte dos turistas. “Tem uma infraestrutura muito boa, com bons hotéis, passeios de escuna, praias tranquilas, sem falar no lindo pôr do sol, por volta das 17 horas, o sol já está se pondo, a imagem é muito valorizada pelos visitantes”, explicou Caldas enaltecendo ainda que João Pessoa é a segunda cidade mais arborizada do mundo, depois de Paris, França.

Luciano Gerlin da Silva, também empresário do ramo, informou que muitos compraram viagens para o carnaval com antecedência, e segundo ele, para o período considerou a procura razoável. Silva frisou que o setor começou 2019 melhor se comparado ao último ano. “Para nós janeiro e fevereiro foram de boas em vendas”. Para o carnaval a procura maior é para resorts em Porto Seguro e Salvador (BA) e na região com sossego, na cidade de Lins.

Ele dá uma dica: “O importante é se organizar e comprar a viagem com antecedência pagando preços mais vantajosos. Após o carnaval começa a baixa temporada e para aqueles que querem curtir o Nordeste é uma excelente opção com preços bem baixos”.

Silva comentou que também está tendo procura pela Europa, principalmente Portugal e Espanha. Na América Sul, Santiago e Montevidéu, com opção de voo saindo de Presidente Prudente.

Em outra agência consultada pela reportagem, a gerente Poliana Borges Duarte, informou que a procura maior no carnaval é pelo Nordeste, sendo Salvador e Recife.

Ela ressaltou que muitos já estão procurando por fechar pacotes para o Natal e Réveillon deste ano. “A procura com antecedência é válida, principalmente por encontrar preços mais em conta”.