No Carnaval, muitas famílias e amigos aproveitam a quantidade dos dias de folga para viajar. Entre os destinos mais procurados estão praias, cruzeiros e até mesmo viagens internacionais.

“Praias do litoral paulista, como Guarujá e Ilhabela e do litoral de Santa Catarina, principalmente Camboriú estão entre as mais procuradas nesse período”, considera o proprietário da Agência Luciano Turismo, Luciano Gerlin da Silva.

Em seguida, a opção preferida é a região Nordeste com toda beleza e exuberância de suas praias. A procura também é alta pelos casais jovens e grupos de amigos para Balneário Camboriú, cruzeiros marítimos que passam pelo Rio de Janeiro e pela Bahia. Já os turistas interessados em locais de sossego e descanso para recarregar as baterias têm buscado por resorts no Estado de São Paulo, em municípios, como: Cesário Lange, Dourado e Mogi das Cruzes. No roteiro internacional, o destino mais procurado é Cancun.

Para Gerlin, a procura pelas viagens em relação ao Carnaval do ano passado está estável, mas a expectativa é muito boa em relação ao mercado. “Participei de eventos no setor neste início do ano e as companhias aéreas têm expectativa de incremento de 20% nos voos internacionais”, explicou.

O empresário também pontuou que nos casos das viagens para o exterior em que é necessário comprovar a vacinação contra a febre amarela, a equipe está apta a orientar sobre a internacionalização da vacina da febre amarela através da Anvisa.

A grande procura pelos cruzeiros marítimos também foi apontada pelo empresário Francisco Caldas, proprietário da Agência Xik Tour, em Tupi Paulista, com filial em Presidente Prudente.

“Temos um grupo relativamente grande que optou pelos cruzeiros marítimos para o Rio de Janeiro e para Salvador”, informou. Além de curtir todos os serviços do navio, ainda é possível cair na folia com o Carnaval a bordo, e adquirir o famoso abadá para as festas no Rio de Janeiro e em Salvador, cidades em que o navio fica ancorado. O empresário relatou que costuma orientar os mais jovens quanto ao consumo de bebidas e outras questões de segurança para o sucesso da viagem.

Já para quem deseja passar o feriado mais tranquilamente, o destino mais procurado são os resorts.  Caldas ressaltou a procura pelo Pantanal. “É uma opção mais tranquila, com passeios inclusos, com destaque para o passeio de chalana, muita natureza”, comentou.

Atuando há mais de 20 anos no mercado, Caldas considerou que a procura pelas viagens no feriado de Carnaval aumentou 30% em relação ao ano passado. Também observou que os contratos têm sido fechados com certa antecedência e analisou que a flexibilidade das operadoras nas formas de pagamento é um estímulo para as viagens.