A imprensa de Osvaldo Cruz enfatiza que, mesmo não estando na melhor das situações, o prefeito Edmar Mazucato comemora o fato de o município funcionar normalmente e com obras em andamento. O prefeito explica que a administração conseguiu montar uma “poupança” e vai tocar novos investimentos. Dentre as ações previstas, a melhoria em algumas ruas onde não há trânsito pesado, com lama asfáltica. Os funcionários municipais já receberam a primeira parcela do 13° salário.

Haja peixe!
O Censo de 2010 encontrou 413.551 pescadores em atividades no Brasil, mas, naquele ano, o finado ministério da Pesca possuía 853.231 pescadores registrados. Por que o ministério registrou 850 mil, se só havia 413 mil no Brasil? Em Brasília onde não há mar, mas um lago, nada menos que sete mil pescadores registrados recebem benefícios da pasta. Por quê? A resposta pode trazer à luz o mais novo escândalo dos governos petistas, justo na pasta de existência mais questionada por seus críticos.

É muita grana
Os pescadores brasileiros recebem o “seguro-defeso”, uma renda para repor as perdas da categoria, quando a lei proíbe a pesca em determinadas épocas do ano. Antes por período maior, agora limita-se a quatro meses por ano com um único salário-mínimo. O custo do benefício? Nada menos que R$ 3,5 bilhões para cerca de um milhão de “pescadores”.

A farra das carteirinhas
Sim, “pescadores” entre aspas. A suspeita é de que haja muito registro falso apenas para receber a mamata. Quão grande seria a fraude? Os resultados da categoria podem preparar o leitor para o baque ainda a ser descoberto: com um terço do litoral brasileiro, o vizinho Peru é a segunda indústria pesqueira do mundo, deixando o Brasil 20 posições atrás.

Tempo quente
Fontes de Brasília garantem que o clima anda tenso no ministério da Educação com a esperada divulgação das novas faculdades de Medicina autorizadas pela pasta, na próxima sexta-feira ( 23). É o curso mais cobiçado por donos das instituições – a mensalidade não sai por menos de R$ 4.500. E um pote de ouro porque o pagamento de grande parte dos alunos é garantido pelo Fies. O MEC registra uma fila de 181 pedidos de abertura de cursos.

Amigos do peito
Há casos estranhos. Em Guanambi (BA), o grupo FIPMoc já anuncia vagas no futuro curso, antes da divulgação da lista dos aprovados. Outra curiosidade: um dos donos do Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros(FIPMoc) é o ex-ministro Walfrido Mares Guia, amigão de Lula e Mercadante.

Gozação justificada
Circula, nas redes sociais, comparação gaiata entre os ministros da Ciência da Inglaterra e do Brasil. Sir Mark Walport é PHD em Cambridge, na área de imunologia. Celso Pansera, o daqui, é deputado federal e sócio do restaurante self-service ‘Barganha’, na ‘aprazível’ Duque de Caxias, considerada uma das comunidades mais violentas do país.