Em Dracena, 3.991 títulos eleitorais foram cancelados nesta quarta-feira, 27 de março. Já em Ouro Verde, que pertence também à zona eleitoral local, o número corresponde a 300. A informação é do cartório eleitoral, através do chefe da unidade Moacir Auresco Junior.

Ele pontou que o prazo final para efetuar a biometria obrigatória na zona eleitoral foi concluído em 19 de dezembro do ano passado.

Moacir explicou que os eleitores que se encontram nessa condição devem comparecer ao cartório para regularizar a situação eleitoral o quanto antes. Com o título eleitoral cancelado o CPF fica bloqueado, podendo também ter contas bancárias suspensas, ressaltou o chefe do cartório.

Eleitores maiores de 70 anos não precisam fazer a biometria caso não queiram, porque o voto a partir desta idade é facultativo, mas Moacir lembrou que aqueles que pretendem votar e não fizeram o cadastro biométrico devem providenciar o serviço.

O cartório fica localizado na av. dos Expedicionários, na esquina do quarteirão atrás do paço municipal. O eleitor deve levar documentos pessoais e comprovante de residência.

 

ENTENDA

Todos os meses a Justiça Eleitoral compartilha o banco de dados com a Receita Federal, no qual consta a situação de cada eleitor – se o mesmo está com a inscrição eleitoral regular ou cancelada.

A Receita Federal faz o cruzamento de seus dados com os enviados pela Justiça Eleitoral e realiza a suspensão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do cidadão que estiver com o título eleitoral cancelado e/ou quando seus dados como eleitor não coincidirem com as informações constantes no sistema da Receita.

Com o CPF suspenso, o cidadão não conseguirá abrir e/ou movimentar contas bancárias, receber o seguro-desemprego, ter a carteira de trabalho assinada, requerer benefícios previdenciários, entre outros.

O título eleitoral cancelado também gera transtornos ao eleitor, que não poderá obter a certidão de quitação eleitoral. Sem esse documento não é possível exercer alguns direitos, entre eles: tomar posse em cargo público, fazer inscrição em instituições de ensino superior e tirar passaporte.

ÚLTIMAS ELEIÇÕES

Mais de 600 eleitores que não votaram nas eleições de 2016 e 2018 (1° e 2° turnos) terão os títulos cancelados em abril se não providenciarem o acerto com o cartório.

O cartório eleitoral de Dracena informa que o eleitor deve comparecer a unidade para efetuar o pagamento de multa que corresponde a R$ 3,51 (por turno que não votou) e resolver a situação, antes que tenha o documento cancelado.