Está marcado para hoje, às 13h30 de Brasília, em Copenhague, na Dinamarca, o anuncio da cidade sede dos jogos Olímpicos de 2016, que será escolhida pelos 106 membros do Comitê Olímpico Internacional. O Rio de Janeiro, que concorre pela terceira vez, tem como adversárias as cidades de Tókio, no Japão, Madrid, na Espanha e Chicago, nos Estados Unidos.

A reunião que escolherá a cidade está prevista para começar às 3h30 de Brasília, e a votação propriamente dita, que acontecerá depois da apresentação das quatro cidades candidatas e de uma avaliação do Comitê, deve acontecer entre as 12h10 e as 12h40, com o anúncio oficial e a assinatura do contrato acontecendo logo em seguida.

Nos últimos, dias as atenções do mundo esportivo estão todas voltadas para a cidade da Dinamarca que recebe, além dos membros do comitê que escolherão a cidade sede, os cabos eleitorais das quatro cidades. Políticos, atletas e ex-atletas, personalidades artísticas e intelectuais e até príncipes estão em Copenhague para defender a candidatura de suas cidades.

Pelo Rio de Janeiro, além do prefeito e do governador do estado, o presidente Lula, o Rei do Futebol, Pelé e até o escritor brasileiro mais conhecido atualmente no mundo, Paulo Coelho, estão tentando conquistar votos.

Atualmente os Jogos Olímpicos movimentam uma grande soma em dinheiro, e são responsáveis por muitas obras de transformação nas cidades sede. Além disso, o prestígio político e a possibilidade de divulgar o potencial econômico e turístico da cidade e do País que recebe os jogos são os grandes objetivos dos governantes que lançam as candidaturas de suas cidades.

As quatro cidades candidatas apresentaram em seus projetos pontos fortes e pontos falhos, e além das campanhas que estão em andamento, os membros do Comitê deverão avaliar também a solidez dos projetos para escolher a vencedora.