O Pronto Atendimento Municipal irá funcionar apenas para urgência e emergência durante o período de isolamento e preocupação com a COVID-19 (coronavírus).

Em entrevista ao Jornal Regional, a chefe do PAM, Nilva Maria de Paula, disse que a prioridade do atendimento no local serão os casos emergenciais e de caráter de urgência. “Atendimentos normais, não considerados graves ou alta complexidade não devem se dirigir ao PAM. Todo atendimento de maior urgência seguirá sendo atendido normalmente”, disse.

Segundo ela, é comum pacientes com baixa complexidade irem ao PAM buscar consultas, porém com o agravamento e recomendações do Ministério da Saúde, é necessário evitar aglomerações.

“Casos em que o paciente se queixa de dor nas costas ou algo leve, recomendamos ir as Unidades Básicas de Saúde para o atendimento. É de extrema importância respeitar as recomendações e evitar aglomerações. Se houver um grande número de pessoas juntas, há possibilidade de contrair o coronavírus e, do mesmo se espalhar é maior”, ressaltou.

Ainda de acordo com ela, postos de saúde e as UBS seguirão funcionando normalmente. Caso de pacientes que estejam com sintomas de gripe devem se encaminhar primeiro para uma UBS. Caso necessário, serão encaminhados para um atendimento mais complexo.

Nilva ressalta a importância da conscientização neste momento. “Alguns atendimentos prioritários e que necessitam de ambulâncias, por exemplo, estão com dificuldade”, afirmou.

Mudança na UBS

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Dracena, afirmou que desde ontem, 24, a UBS Luiz Alencar de Moraes, no Bairro Frei Moacir I, está fechada devido a atual situação da pandemia de coronavírus, para adequação de funcionários.

A orientação é para que os pacientes da área, em caso de urgência, se dirijam a UBS Albert Sabin (São Manoel).

Empresa Municipal de Saúde

No dia 17 deste mês, a equipe do Jornal Regional visitou o andamento das obras na antiga Empresa Municipal de Saúde. O prédio já está identificado como ‘Centro Emergencial de Combate ao COVID-19’.

Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o local que servirá de isolamento para pessoas com suspeitas ou confirmação de contágio do coronavírus, está em fase final. Faltam apenas pequenos ajustes na parte elétrica para ser entregue.

PAM terá exclusividade para atendimentos emergenciais e de urgência (Vanessa Matsumoto/JR)