Hoje, 19, o “D” da Vacinação Seletiva contra o Sarampo em Dracena terá a disposição do público dois postos para receber a dose da vacina – sendo o CSI Dr. Takashi Enokibara (Postão), das 8h às 16h30 e o ESF Jardim Brasilândia, das 8h às 16h30.

A enfermeira Karina Akyama, responsável pela Vigilância Epidemiológica (VE) informa que devem ser vacinadas nesta etapa da campanha crianças de 6 meses de vida até quatro anos completos. Lembrando que a vacina é para aquelas que estiverem em atraso com a dose.

Segundo ela, na cidade a população nesta faixa etária corresponde a 2.055 crianças.

Em caso de dúvida se a criança precisa ou não tomar a vacina é importante que os pais levem a carteira de vacinação para ser verificada, com o objetivo de que ninguém fique sem se imunizar contra o sarampo que pode levar a óbito.

De segunda à sexta-feira a vacina também é aplicada na Sala de Vacina do Postão, das 7h às 16h.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Os postos de vacinação de todo o país estarão abertos neste sábado (19/10) para o dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo. Até o dia 25 de outubro, quando encerra a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, devem ser vacinadas, 2,6 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As crianças são mais suscetíveis às complicações da doença, que podem evoluir para óbito. Nos últimos 90 dias, foram confirmados 13 óbitos pela doença no Brasil, sendo sete óbitos (53,8%) em menores de cinco anos de idade, dois (15,4%) na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro (30,8%) em adultos maiores de 40 anos.

As crianças menores de um ano apresentam incidência de 106,1/100.000 habitantes, número 12 vezes superior ao registrado na população geral (8,5/100.000), seguido pelas crianças de 1 a 4 anos (23,8/100.00), o que confirma essas faixas etárias como as mais suscetíveis a complicações e óbitos por sarampo.

Ainda de acordo com o último boletim epidemiológico de sarampo, do Ministério da Saúde, o Brasil registrou nos últimos 90 dias, 6.192 casos confirmados de sarampo, o que corresponde a aumento de 15% em relação ao período de monitoramento anterior. Vinte estados estão na lista de transmissão ativa da doença e 96% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo, em 192 municípios.

Para viabilizar o ‘Dia D’, além de manter a vacina de rotina nos postos de saúde e fazer bloqueio vacinal, o Ministério da Saúde adquiriu este ano 60,2 milhões de doses da vacina tríplice viral, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba, representando a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. (Com informações/Agência Saúde)