A 5ª Conferência Municipal das Cidades aconteceu no último dia 1°, no anfiteatro Ramez Tebet, em Brasilândia (MS), através da Secretaria de Administração. O objetivo do evento foi debater propostas e soluções voltadas à realidade local e ao desenvolvimento urbano.
O tema da conferência é Função Social da Cidade e da Propriedade. A etapa municipal precede as conferências estaduais e nacional. Entre os assuntos discutidos estão habitação, mobilidade e meio ambiente.
As palestras cujos temas foram: Regularização Fundiária e Edilícia – Política de Arrecadação para os Fundos de habitação, saneamento, mobilidade e acessibilidade, garantindo a sustentabilidade foi proferida pela palestrante Tania Marques – Coordenadora do Conselho Estadual das Cidades CEC/SEHAB e as Reflexões sobre a elaboração do Plano Diretor, conduzida pela palestrante Marta Lagreca – Arquiteta Urbanista da Equipe Sinergia Consultoria Sócio Ambiental.
Durante o dia foram discutidas melhorias para o crescimento e desenvolvimento urbano do município de Brasilândia, e na segunda etapa da conferência foram criados os grupos temáticos onde as discussões e formulações de propostas dessas melhorias serão encaminhadas para o governo Estadual e Federal.
O prefeito Jorge Diogo, presente no evento, ressaltou em suas palavras que: “Essa conferência é um grande marco para o nosso município, porque não só o gestor e sua equipe participa ativamente como a população de modo geral e ainda tem a oportunidade de planejar uma projeção do futuro da cidade com melhorias, igualdade de direitos, oportunidades, benefícios, crescimento e desenvolvimento. Fico lisonjeado em compartilhar esse momento e estar presente, porque daqui 10 anos poderei ver que contribui para uma cidade melhor para todos e o que me deixa mais feliz é saber que cada cidadão brasilandense teve voz e poder de participação nesse ato”, concluiu o prefeito.
O resultado final da conferência e as propostas de melhorias do plano diretor de Brasilândia serão encaminhadas para o Governo do Estado e Governo Federal através dos delegados da conferência das cidades pelo município de Brasilândia eleitos no ato do evento. Sendo eles: Representando o Poder Público Marcos Eduardo Brasil, Governo Estadual Maria Inês Costa, Movimentos Sociais Jheniffer Noronha.