Agora é oficial e vai se tornar realidade. Em oito pontos de entradas e saídas de Dracena serão instaladas duas câmeras de segurança em cada um deles. Com isso, placas de veículos que entram e saem da cidade entre outros detalhes serão filmadas.

As câmeras foram adquiridas com as fontes pelo Poder Judiciário de Dracena. O juiz de direito Marcus Frazão Frota, diretor do Fórum confirmou a informação ao Portal e Jornal Regional que as câmeras já foram adquiridas  com recursos oriundos de condenações criminais.

Para o juiz, a instalação das câmeras é muito importante para a melhoria na segurança e no trabalho da investigação policial. Ele ressalta pelas entradas e saídas do município são por onde passam aqueles que vêm de fora praticar delitos em Dracena.

Além do Poder Judiciário, a novidade conta com a colaboração da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e do Sindicato dos Empregados no Comércio, na aquisição do equipamento DVR (dispositivo que possibilita a gravação).

Rosana Valcezi, gerente da ACE diz que a parceria para as instalações das câmeras vem sendo discutida desde a gestão do ex-presidente da entidade, Ary Pereira, no biênio 2017/2018.

Sérgio Manoel, presidente do Sindicato dos Comerciários frisa que o equipamento já chegou e nos próximos dias vai entregá-lo juntamente com a gerente da ACE na Polícia.

O juiz Marcus Frazão ressalta que a instalação das câmeras, cuja central ficará na Polícia Civil, depende agora da Prefeitura que prometeu providenciar a energia elétrica e a internet nos postes. Explica que o prefeito Juliano Bertolini pretende instalar outras 70 câmeras por outros diversos pontos.

O prefeito garantiu que a municipalidade já está providenciando a parte que coube a ela.

Luciano Rorato, dono da empresa Top Seg que está colaborando com esse projeto e que vai fazer a instalação afirmou que são câmeras de alta resolução que a empresa Milennium as vendeu a um custo menor que o de mercado. Rorato apresentou a qualidade das imagens em uma empresa onde uma delas está instalada.

Segundo Rorato, os oito pontos da cidade que receberão as câmeras com lente varifocal, com capacidade para 30 fotos, são as saídas dos distritos de Jamaica e Jaciporã, aeroporto antigo, rua Ipiranga, avenidas José Bonifácio e Washington Luiz, saída da Jojo e estrada vicinal Mário Covas saída para a Pousada Bom Samaritano. (Com a colaboração do repórter Marcos Maia)

Imagens apresentam qualidade e poderão ajudar a Polícia nas investigações de crimes (Cedida/Marcos M