O Sesc Thermas de Presidente Prudente traz para Dracena uma apresentação esportiva e vivência de Handebol no próximo dia 14 de fevereiro.
Com participação do educador físico e atleta com diversas passagens e conquistas pela Seleção Brasileira, Eduardo Neres, a ação é uma oportunidade para o público da cidade aprender um pouco mais sobre a modalidade, além de praticá-la junto de um atleta profissional. A atividade ocorre na próxima terça-feira (14), das 8h ás 12h.
Com apoio do Sindicato dos Empregados no Comércio de Dracena e da Secretaria Municipal de Esportes de Dracena, a apresentação e vivência de Handebol acontece no Ginásio Municipal de Esportes Douvilho Moura, com entrada gratuita. As inscrições são limitadas e realizadas no local da atividade.
Além de Dracena, a atividade do Sesc Verão passa ainda por Presidente Prudente, Osvaldo Cruz e Tupã. Os interessados podem obter mais informações por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo local. As inscrições são limitadas e realizadas no local da atividade.
Handebol
Os relatos da origem do Handebol são diversos e incertos, embora se tenha registros de modalidades semelhantes em vários momentos históricos. Desde a criação da bola, a prática do handebol já parecia ser algo inevitável. Para se ter uma ideia, um jogo parecido já era praticado na Grécia Antiga, fato até citado por Homero na Odisseia.
Entretanto, a fama de criador do handebol é de um professor de Educação Física: o alemão Karl Schelenz, considerado o pai do esporte. Em 1919, o professor reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida. Desta forma, o esporte ganhou novas regras e um novo nome: Handball.
Em 1936, o handebol é incluso nos Jogos Olímpicos de Berlim, pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). No Brasil, o esporte foi introduzido por volta de 1930 no Estado de São Paulo, e a partir de então, não parou de crescer.