À medida que as novas gerações vão sendo lançadas vão ficando cada vez maiores em relação à original. E isso sempre dificulta o trabalho de manter as características mais marcantes de cada modelo. Com a quinta geração do Subaru Legacy, a Subaru conseguiu o feito de não tornar o carro tão diferente da versão anterior, mantendo sua aura inconfundível. Apenas aumentou o entreeixos em 8 centímetros, tornou o porta-malas 269 litros mais espaçoso. Além disso, os engenheiros adotaram aço de alta resistência e novos braços de suspensão na traseira, tornando essa geração a mais forte e silenciosa de todas, o que poderá ser conferido no Brasil assim que o carro desembarcar por aqui esse ano.

Por US$ 20.690 nos Estados Unidos, o Legacy básico tem 170 cavalos o motor 2.5 de quatro cilindros contrapostos, acoplado ao câmbio manual de seis marchas. E a lista de itens de série é bem generosa: controle eletrônico de estabilidade, freio de estacionamento eletrônico com hill-holder e alarme e travamento das portas por controle remoto estão incluídos. Se pagar US$ 25.690 você passa a ter direito a câmbio automático CVT e banco do motorista regulado eletricamente.

Essa opção com câmbio CVT é a que mais vale a pena. A nova caixa de marchas Lineartronic ajuda a economizar combustível e aumenta o conforto com funcionamento bem suave. Mas se você estiver afim de sentir tudo sob controle pode usar as hastes atrás do volante para trocar de marcha. Em contrapartida, a versão GT, que chega a custar US$ 30.690, vem apenas com câmbio manual de seis marchas e passa a não ser tão interessante, mesmo com motor de seis cilindros de 265 cavalos. Aliás, esse motor maior é novo e ficou um pouco mais econômico, mas não deverá ser oferecido no mercado brasileiro.

Independente da versão que escolher, todas podem ser equipadas com o impecável sistema de som Harmon-Kardon, além de Bluetooth, sistema de navegação por satélite e teto solar. A linha 2010 do Legacy entrega espaço, sofisticação economia e o conjunto mecânico com tração integral que ajuda a manter boa estabilidade nas curvas. Quem disse que as coisas ficam cada vez mais chatas de acordo com o passar do tempo?