O Serviço Social Paroquial de Tupi Paulista (SSP) mantém uma Casa de Passagem onde acolhe a população migrante/morador de Rua, que passa pelo município de Tupi Paulista.

No último dia 18, foi entregue pela diretoria do SSP a reforma e adequação das instalações, moveis e equipamentos da Casa de Passagem. O evento foi prestigiado pela presidente do Serviço Social Paroquial Edna Mirtes Fontes Paschoal, o vice-presidente Gumercindo Nunes Pinheiro, secretária de Desenvolvimento e Ação Social Mirian Cristina de Oliveira Harley Coutinho, vereador professor David José de Freitas, funcionários, voluntários e convidados.

Conforme a diretoria da entidade, o material foi adquirido ainda em 2016, através da Central Geral do Dízimo – Pro Vida, mas faltava a mão de obra que só foi possível neste ano, concluir as reformas e adequações com verba cedida pelo Poder Judiciário local e alguma complementação com recursos próprios do SSP.

Todas as instalações foram reformadas, partes ampliadas e novos equipamentos adquiridos. Está pronta para oferecer muito mais dignidade aos usuários.

O objetivo é proporcionar condições de integração social aqueles que estão de passagem, orientando, melhorando a autoestima e despertando o interesse de se fixarem em algum município ou retornarem ao município de origem.

A Casa de Passagem é mantida pelo Serviço Social Paroquial, com recursos do dízimo da paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, convênio estadual através do Projeto Migrante/População de Rua, promoções e recursos do município.

Esse serviço é de grande importância para o município, pois os usuários não ficam nas ruas e são tratados com dignidade. A própria população encaminha os migrantes e doa roupas usadas.

Em média são atendidas 30 pessoas por mês, mediante apresentação de ficha fornecida pela Policia Civil, onde são identificadas e encaminhadas para a Casa de Passagem (albergue noturno).

SERVIÇO – . Os migrantes/ moradores de rua recebem roupas para dormir, banho, alimentação e tomam café da manhã, recebem quando possível passagem para seguir viagem. Aos sábados não há atendimento. O horário de funcionamento é de domingo à sexta-feira a partir das 18h30, na Rua Duque de Caxias, 948. (Com Pastoral da Comunicação de Tupi Paulista).

Todas as instalações foram reformadas, algumas partes ampliadas e novos equipamentos adquiridos (Cedida Antonio Luciano Teixeira/ Pascom)