Ontem à tarde, autoridades e a comunidade estiveram no prédio do AME – Ambulatório Médico de Especialidades para conhecer as instalações, equipamentos e funcionamento do local que inicia as atividades nesta segunda-feira (3). A unidade, com sede em Dracena, atenderá 17 municípios, cindo deles da região Sorocabana (Marabá Paulista, Piquerobi, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau e Caiuá) oferecendo 24 especialidades.

Para segunda-feira, já estão agendadas 180 consultas de 16 municípios e a partir desta semana, 20 das especialidades começarão a ser atendidas no AME, faltando oftalmologia, obstetrícia de alto risco, hematologia e acupuntura, previstas para setembro. Os agendamentos são feitos via internet pelas unidades de saúde dos municípios. O AME funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e as pessoas deverão comparecer com 30 minutos de antecedência para as consultas.

A estrutura do AME conta com 16 consultórios, salas para exames e pequenos procedimentos ambulatoriais, além da fisioterapia, fisiatria, terapia ocupacional, acompanhamento psicológico e assistencial e a parte administrativa. A unidade é toda monitorada por câmeras, toda climatizada, possui salas equipadas com computadores e impressoras, conta com aparelhos de tomografia, mamografia, raio-x, ultrassom e audiometria de última geração e ainda um sistema de arquivos que permite melhor aproveitamento de espaço.

O AME de Dracena tem capacidade para atender cerca de 12 mil consultas por mês, mas inicialmente, operará com 60% deste total, devendo atingir os 100% até o fim do ano.

Trabalharão no AME de 70 a 80 funcionários. Durante a visita ao prédio, estiveram presentes o gerente administrativo do AME, Nelson Bortolatto e o gerente médico, Talel Salle e integrantes da diretoria da Santa Casa de Dracena, entidade que administrará o AME.