Há cinco anos, o comando estadual do Corpo de Bombeiros criou a campanha “Bombeiro Sangue Bom”, que visa estimular as doações de sangue junto à população, durante o mês de julho. A campanha desenvolvida por todo o efetivo do Corpo de Bombeiros, funciona como uma disputa interna entre os vários batalhões espalhados pelo Estado, onde os três primeiros colocados de cada região são homenageados. O resultado é obtido de acordo com a quantidade de doadores que cada bombeiro consegue atrair em média, ou seja, independe do tamanho da cidade ou do batalhão.
Segundo o sargento PM Valmir, a quantidade de doações no município está sendo muito satisfatória, e até o momento os bombeiros de Dracena estão liderando a disputa na região, a frente até de Presidente Prudente.
De acordo com informações do Banco de Sangue, até o momento a quantidade de doações vem conseguindo manter os níveis de estoque na cidade, mesmo com o aumento natural da demanda que acontece no mês.
O sargento afirmou que tradicionalmente o mês de julho é um mês muito deficitário na quantidade de doadores e que a campanha dos bombeiros vem buscando reverter esse quadro. Segundo dados divulgados em todo o Estado, a queda no número de doadores já chegou a ser de 70%, devido principalmente ao inverno e as férias escolares.
A campanha continuará a ser realizada até o dia 31 de julho, e durante esse período o Corpo de Bombeiros de Dracena espera continuar contando com a colaboração da população para inicialmente manter os estoques do Banco de Sangue da cidade em níveis seguros, e depois manter a unidade local na liderança da competição, o que fará com que o estímulo dos bombeiros para a conquista de novas doações continue alto.