O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 será aceito em pelo menos 66 vestibulares de universidades públicas de todo o país – dentre elas a USP (Universidade de São Paulo), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Enem 2009 tem 3,2 milhões de candidatos a três dias do fim das inscrições

No caso das federais, a prova do MEC (Ministério da Educação) poderá ainda substituir completamente os exames de seleção – é o que decidiram 22 das 55 instituições do Brasil.

Dos 38 institutos federais espalhados no país, 18 já confirmaram a utilização da nota do Enem 2009 para os vestibulares de cursos superiores de tecnologia e de licenciaturas.

As universidades e institutos federais que aderiram totalmente ao Enem 2009 vão incluir suas vagas em um sistema elaborado pelo ministério, no qual os estudantes poderão se candidatar aos cursos oferecidos. A pasta ainda deve divulgar as datas de inscrição no sistema, mas a participação no Enem é condição obrigatória para poder concorrer.

As inscrições do Enem 2009 vão até as 23h59 da próxima sexta-feira, dia 17 de julho, e só podem ser feitas pela internet. É preciso preencher o cadastro e imprimir o comprovante de inscrição e o boleto; a taxa custa R$ 35.

USP
No vestibular da Fuvest, que seleciona alunos para a USP, para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, a nota do Enem será aceita na primeira fase.

O exame será utilizado também para compor o bônus para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

A política da Fuvest é empregar a nota do Enem para ajudar no desempenho final da primeira fase (em até 20% da pontuação). Assim, se o candidato foi mal na prova do MEC, não será prejudicado no vestibular da USP. Mas, se foi bem, poderá ganhar alguns pontinhos. Para o vestibular deste ano, a Fuvest só irá aceitar a nota do Enem 2009.

Unicamp
No vestibular 2010 da Unicamp, a nota da parte objetiva do Enem pode contribuir com 20% da nota da 1ª fase do vestibular e, como na Fuvest, só é considerada quando ajuda o vestibulando.

A Unicamp só aceitará o Enem 2009; notas de exames anteriores não poderão ser contadas. Ou seja: mesmo que você tenha feito o Enem 2008, ele não poderá ser contabilizado.

Unesp
No processo seletivo da Unesp, o Enem 2009 poderá contar como 20% da nota de conhecimentos gerais, quando superior a ela. Isso representa 10% da nota final do vestibular (para cursos em que não há prova de habilidades; para os que têm, o Enem representa 6,66% do desempenho). Até o ano passado, o Enem tinha menor porcentagem na nota final (4%).