A Secretaria da Saúde e Higiene Pública de Dracena concluiu na semana passada, mais um mutirão de limpeza para eliminar os focos de procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela. Os materiais descartados pela população foram colocados nas calçadas e recolhidos pela Vigilância Epidemiológica (VE) em cinco setores da cidade.

Ao todo foram 13 carregamentos de materiais diversos e seis de pneus em borracharias. Através de uma parceria entre a Prefeitura e a Anip – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, os pneus coletados em Dracena são destinados de forma ambientalmente correta. Uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus é como combustível alternativo para as indústrias de cimento.

Os mutirões de limpeza são realizados quatro vezes ao ano e constituem uma das principais ações da Secretaria da Saúde em conjunto com a população para prevenção e combate a dengue. Neste ano, foram registrados três casos da doença, sendo dois importados e um autóctone (adquirido no próprio município).

Cristiane da Silva, da Vigilância explicou que há dois anos, os pneus recolhidos no município são enviados para a reciclagem, o que apresenta um avanço para o meio ambiente, pois caso contrário os pneus seriam descartados na natureza provocando vários danos aos animais e seres humanos. “Há um ano estamos enviando os pneus a Salto de Pirapora, localizada a 122 km da capital paulista, onde o produto depois de passar por vários processos é transformado em cimento”. Cristiane comentou que anteriormente os pneus seguiam para o estado do Paraná.

Ela disse que atualmente são encaminhados uma vez por mês e chegam a aproximadamente 900 unidades. Segundo ela, as prefeituras das cidades de Panorama, Junqueirópolis e Irapuru também possuem parceria.

ANIP – Fundada em 1960, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos – congrega todos os fabricantes de pneumáticos e câmaras de ar no território nacional, atuando sempre na defesa dos interesses do setor e do País, em todas as esferas, no Brasil e no Exterior. Apesar de existirem muitas jazidas abandonadas, em Salto de Pirapora ainda hoje o minério é à base da economia da cidade, quer através do cimento produzido pelo Grupo Votorantin, quer pela pedra beneficiadas pelas grandes empresas como a Cominge, Britamax, Guapiara, Mineração e Hidrocal que fornece material para construção civil e infra-estrutura urbana para centenas de municípios deste País. Praticamente quase 70% da renda do município esta baseada nesta importante atividade.