A Volkswagen já não esconde visar a liderança mundial de vendas, principalmente após a queda e reestruturação da GM e os problemas enfrentados pela Toyota, atual líder global. A ajuda para que o grupo alemão alcance o primeiro lugar, no entanto, pode não vir de seu país-sede, e sim da China. De acordo com números divulgados nesta segunda-feira (27), o país asiático comprou 652.222 veículos do grupo no primeiro semestre do ano. É mais do que a Volks e suas marcas venderam no mercado alemão, onde o total ficou em 609.800.

Entre janeiro e junho, os chineses consumiram 538.969 unidades da marca VW e 113.253 das outras marcas que compõem o conglomerado alemão — Audi, Skoda e Seat.

Na comparação com o mesmo período de 2008, o grupo Volks aumentou sua participação na China em 22,7%. Na Alemanha, as vendas subiram em junho, mas caíram 5% quando confrontadas com 2008.

O estímulo para a alta na China veio do pacote de auxílio aos compradores concedido pelo governo, no valor de US$ 585 bilhões, que fez as vendas internas saltarem 48% no último mês e superar o mercado americano como o maior do mundo.

Há cinco dias, a Ford já havia reportado aumento de 14% em suas vendas no país.