Na sessão camarária ordinária de segunda-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade requerimento contendo moção de apoio a diretoria da Santa Casa como gestora do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), de acordo com o que foi definido através de contrato entre o Governo do Estado e a Irmandade do hospital. Cópia do requerimento será enviada ao deputado Estadual Mauro Bragato solicitando que interceda junto à Secretaria Estadual de Saúde para a manutenção da gestão.

O assunto foi discutido pelos vereadores tendo em vista rumores que dão conta da existência de um movimento político na região que pretende junto ao Governo do Estado tirar o gerenciamento do AME da Santa Casa de Dracena.

No requerimento, os vereadores registram o empenho e os esforços empreendidos por todos os membros da Irmandade, desde os primeiros dias para a conquista da instalação do órgão em Dracena passando pela reforma do prédio, instalação de equipamentos e contratação de médicos e funcionários e de todo o processo burocrático e estrutural que demanda a importância do AME.

Os vereadores fazem questão de frisar a capacidade que a Irmandade tem demonstrado ao longo dos 51 anos de trajetória de atendimento à saúde de pacientes de Dracena e região.
O vereador Pedro Gonçalves Vieira usando a tribuna disse que a moção não é dos vereadores e nem da presidência do Legislativo e sim de Dracena e região. Ele pediu ainda que o vereador Juliano Bertolini acompanhe a diretoria da Santa Casa e o prefeito Célio Rejani, na defesa do AME, a fim de que todos sejam informados dos fatos que podem ocorrer.

O vereador Francisco Rossi disse que não podemos esquecer que o AME foi uma conquista do ex-prefeito Junior Stelato e que o atual prefeito deu continuidade. Parabenizou a diretoria da Santa Casa pela conquista, mas não entende a posição de um movimento, a fim de não deixar a Santa Casa de Dracena gerenciar o AME. “Essa moção de apoio é importante para mostrar as autoridades de São Paulo que aqui existe Poder Legislativo forte e unido e a luta vai até o final para que o gerenciamento dessa conquista fique como está. Se precisar todos nós vereadores vamos a São Paulo falar que Dracena é que tem que administrar o AME”, ressaltou Rossi.

Os vereadores Milton Polon, Nelson Buzinaro, José Antônio Pedretti, Rodrigo Castilho, Juliano Brito Bertolini e Claudemir Milan Pessoa, também usaram a tribuna para falar sobre a moção, repudiaram e lamentaram contra o movimento e a pretensão de alguns de tirar o gerenciamento do AME da Santa Casa.

“É um absurdo que depois de todo o investimento e trabalho e tudo pronto alguém queira impedir o gerenciamento por parte da Santa Casa. Vamos fazer um movimento, porque a população de Dracena não pode sair perdendo e mandaremos ofícios para cada um dos nossos deputados”, concluiu Bertolini.

Também na sessão de segunda-feira, o administrador da Santa Casa acompanhado do provedor Lúcio Sacco apresentou um vídeo que mostrou toda a trajetória de instalação do AME e como será o seu funcionamento na cidade.