Apesar do dia chuvoso, muitos alunos precisaram acordar cedo no sábado, para o primeiro dia de reposição de aulas, já que o segundo semestre teve o início adiado, por causa da gripe suína. Em Dracena, essa rotina se estenderá até o dia 21 de novembro, uma vez que os alunos das escolas estaduais terão as atividades interrompidas novamente devido aos Jogos Escolares que começam neste sábado.

A diretora da escola 9 de Julho, Maria José dos Santos Salvador informou que a presença dos alunos foi boa em todos os períodos, inclusive no Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Ela ainda disse que as dificuldades em frequentar as reposições estão sendo resolvidas em conjunto com os alunos e professores, para que o aluno não saia prejudicado quanto ao conteúdo das aulas.

Maria José destacou também que a participação dos alunos na abertura e encerramento dos Jogos Escolares e na Semana da Pátria serão contadas como dias letivos. Os alunos do 9 de Julho se apresentarão no dia 4 de setembro, na praça Arthur Pagnozzi, com a fanfarra da escola durante a Semana da Pátria.

A escola Isac Pereira Garcez também esteve movimentada pelos alunos que compareceram no sábado. A vice-diretora Cássia Regina Alves afirmou que todo o funcionamento da escola está sendo ajustado para atender os alunos durante a reposição, com horário especial para o período noturno.

Cássia ainda disse que há um trabalho de conscientização dos alunos sobre a reposição e que a escola procura atender da melhor forma aqueles que tenham problemas para comparecer às aulas. Os alunos do Isac também participarão das comemorações de 7 de setembro e da abertura e encerramento dos Jogos Escolares.

Edson Fávero, diretor da escola Julieta Guedes de Mendonça, informou que por ser o primeiro sábado de reposição a presença dos alunos foi regular em todos os períodos, mas espera que nos próximos a frequência aumente. Edson informou que neste sábado e no dia 5 de setembro, não haverá aulas, pois os alunos participarão da abertura e encerramento dos Jogos Escolares. Os alunos do Julieta também se apresentarão no dia 1º de setembro, nas comemorações da Semana da Pátria.