ADEC Judô recebe visita e treinamento de atleta japonês

Atleta Kiyoshi Genda (centro) na visita à Academia de Judô da Adec

ADEC Judô recebe visita e treinamento de atleta japonês

 

Da Redação

A Academia de judô da ADEC/Dracena, liderada pela Sensei Adriano Kashiura (faixa preta Nidan – 2º dan), recebeu nesta quinta-feira,14, o atleta japonês Kiyoshi Genda que é faixa preta Nidan (2º dan).

Kiysohi Genda é brasileiro nascido no Japão e foi naturalizado japonês. Tem 20 anos e iniciou no judô aos 9 anos na Academia “Chibata Dojo”. Aos 12 anos iniciou novos estudos na Escola Ginasial de Washizu, continuando seus treinamentos de judô na própria escola. Aos 13 anos foi graduado faixa preta Shodan (1º dan). Aos 15 anos passou a estudar na Escola Colegial de Hamamatsu, onde deu continuidade aos treinamentos de judô e foi graduado faixa preta Nidan (2º dan). E dos 18 anos até hoje, com 20 anos, treina na Academia Yawara Dojo.

Kiyoshi é sobrinho dos Senseis César Isawa e Cláudio Isawa (ambos judocas da ADEC/Dracena) e é apenas a segunda vez que vêm ao Brasil.

Sensei Cláudio Isawa pratica judô desde os 7 anos quando iniciou na Academia ADEC/Dracena. Aos 19 anos foi graduado faixa preta Shodan (1º dan) no Japão (Kodokan) na Academia Nishimura Dojo. Hoje ele treina e é auxiliar técnico na Academia de Judô Nikkey Marília.

No treinamento no dojô da Academia ADEC, Kiyoshi Genda fez um workshop de treinamentos rotineiros no Japão, apresentando técnicas de fortalecimento muscular, articulação, agilidade e foco. Apresentou movimentos de técnicas através de Uchikomi, técnicas de kuzushi parado e em movimentação, desenvolveu treinamento de Kumi Kata e aproveitou para treinar Handori (luta) com cada um dos atletas presentes ao treinamento. Ao final, ainda apresentou três das suas principais técnicas: Seoi Nague, Ippon Seoi Nague e Sode tsuri Komi goshi.

“Este intercâmbio de treinamento veio coroar o ótimo ano que a Academia teve. O desenvolvimento e o empenho dos nossos atletas foi visível e com resultados acima do esperado. Nós temos que agradecer ao Sensei César e ao Sensei Cláudio por nos darem a oportunidade de treinar com o Kiyoshi Genda, um atleta jovem, mas com muita experiência no judô japonês”, descreveu o Sensei Adriano Kashiura.