O Facebook está buscando expandir seu quadro de funcionários em até 50% neste ano, afirmou o diretor-executivo da empresa, Mark Zuckerberg, à agência de notícias Bloomberg. Atualmente, a rede social tem mais de 900 empregados.

A companhia conta com os investidores de risco Peter Thiel, Accel Partners, Microsoft e a russa Digital Sky Technologies.

Em sua primeira visita ao Brasil, no início do mês, Zuckerberg disse que ainda não há planos de abrir um escritório local no país onde o Orkut, do Google, lidera no segmento das redes sociais. “Esperamos conquistar um grande número de usuários antes de abrirmos um escritório local, como aconteceu na França. Algumas empresas fazem o contrário, criando filiais nas regiões onde querem crescer, e depois têm de fechá-las”, disse Zuckerberg, de 25 anos.

O executivo disse ainda que o país é essencial para a empresa cumprir seu principal objetivo: permitir que todos os internautas mantenham contato de forma simples. “Queremos conectar o mundo inteiro. O Brasil tem um número grande de pessoas, é um dos maiores países do mundo. Não conseguiremos cumprir nossa missão se não fizermos sucesso aqui.”

O Facebook tem 1,3 milhão de usuários no Brasil, sendo que a quantidade de internautas locais dobrou nos últimos três meses. “Se continuarmos assim, em pouco tempo teremos milhões e milhões de brasileiros [no Facebook]”, disse o dono do site que, em todo o mundo, conta com 250 milhões de membros ativos (acessam o perfil pelo menos uma vez por mês).

MySpace

Na contramão, em junho o concorrente MySpace informou que reduzirá 30% do quadro de funcionários nos Estados Unidos e dois terços da força de trabalho internacional. O Brasil entrou no corte e fechou o escritório brasileiro, com sede em São Paulo, no dia 1º de julho.

Aberta oficialmente em dezembro de 2007, a filial brasileira da rede social – que ajudou a revelar artistas como Mallu Magalhães — tinha dez funcionários. “A decisão nos pegou de surpresa, porque o Brasil trabalha em azul desde seu primeiro ano. Em menos de dois anos, crescemos 400%”, afirmou Angelos Ktenas Junior, ex-gerente de conteúdo e novos negócios do MySpace Brasil.